Confira o que abre e fecha no ‘feriado’ de Carnaval em Florianópolis

Com a suspensão do ponto facultativo anunciado pela prefeitura da Capital, maioria dos serviços funciona normalmente, mas há exceções; veja e programe-se

Com a suspensão do feriado de Carnaval anunciado pela Prefeitura de Florianópolis no dia 28 de fevereiro, muitos serviços não terão alterações em seus funcionamentos durante o período contemplado entre a próxima segunda (15) e quarta-feira (17).

Mesmo assim, alguns setores importantes passarão por mudanças de horários. Veja como fica a situação de setores da economia e atividades públicas na Capital.

Comércio de rua deve funcionar normalmente no Carnaval em Florianópolis, segundo levantamento da CDL – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/NDComércio de rua deve funcionar normalmente no Carnaval em Florianópolis, segundo levantamento da CDL – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Comércio

A CDL de Florianópolis estimulou a abertura do comércio junto aos empresários. De acordo com o levantamento feito pela entidade, cerca de 86% dos lojistas terão expediente normal na data.

A pesquisa foi realizada nas lojas do Centro da Capital, nos segmentos de confecção, calçados, óticas, lojas de departamentos, shopping e alimentação.

Para o presidente da CDL de Florianópolis, Marcos Brinhosa, o comércio vem se restabelecendo de um longo período de baixa nas vendas e, tipicamente, o comércio costuma ter boas promoções nos meses de janeiro e fevereiro.

“A abertura das lojas no Carnaval é uma oportunidade para elevar as vendas do período, bem como estimular o desenvolvimento econômico da cidade”, comenta Brinhosa.

Quando a entidade teve conhecimento do cancelamento das festividades, enviou ofícios para as esferas municipal e estadual solicitando deliberação do ponto facultativo na cidade e no Estado, por conta do cenário de calamidade de saúde pública decorrente da pandemia do novo Coronavírus.

Diante do apelo, a Prefeitura de Florianópolis atendeu o pleito da CDL e definiu que os serviços públicos municipais não terão ponto facultativo, tradicionalmente decretados na segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17) de Carnaval.

“Entendemos que precisamos preservar a vida e, que um período sem atividades na cidade pode contribuir para aglomerações e festas clandestinas, além de afetar o índice de transmissão local. É bom lembrar, que a prefeitura estará com plano de vacinação em larga escala no próximo mês e que necessitará dos servidores para o atendimento à população”, salienta o presidente da CDL de Florianópolis.

Shoppings

O Multi Open Shopping terá algumas mudanças de horário no Carnaval. Na sexta (12) e no sábado (13), os horários seguem os mesmos, das 10h às 22h. No domingo o estabelecimento abre com horário reduzido, das 12h (14h para lojas) às 20h.

Na segunda-feira (15), portanto, a abertura é facultativa das operações, com funcionamento das 10h às 22h. Na terça-feira (16), horário reduzido: lojas, restaurantes e serviços atendem das 12h às 20h. Na quarta (17), o atendimento volta a ser norma, das 10h às 22h.

O Beiramar Shopping abre normalmente na segunda, terça e quarta-feira, das 10h às 22h.

O Continente Shopping também não terá um horário diferenciado no carnaval. O estabelecimento fica aberto das 10h às 22h. No domingo, o funcionamento das lojas e quiosques é das 14h às 20h, e restaurantes das 11h às 20h.

O Floripa Shopping mantém o atendimento normal, sendo a praça de alimentação das 11h às 22h (até 21h no domingo) e lojas das 10h às 22h (14h até 20h no domingo).

O Shopping Iguatemi é mais um que mantém as atividades normais. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos das 11h às 21h.

Transporte público

Com feriadão de Carnaval cancelado, o transporte coletivo de Florianópolis vai circular normalmente.

A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da Capital informou que o quadro de horários do transporte coletivo vai funcionar sem alterações.

A Prefeitura vai estar com os serviços disponíveis por conta da vacinação e atendimentos relacionados à pandemia da Covid-19. A medida atende também à necessidade dos comerciantes, lojistas e demais estabelecimentos que também abrirão as portas normalmente.

Saúde

O governo do Estado confirmou que os hospitais públicos seguem funcionando sem alterações.

O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia) também funcionará normalmente em todas as suas unidades, e convoca a comunidade para doar sangue.

“Os doadores já cadastrados podem aproveitar para realizar uma nova doação. Aqueles que ainda não doaram sangue, estão desafiados a fazer sua primeira doação e se permitirem sentir aquela sensação de felicidade por ajudar alguém que precisa muito e que nem mesmo conhece. Podemos ficar sem carnaval, mas não podemos ficar sem sangue.”, diz a nota emitida pelo centro.

De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, as unidades e postos funcionarão normalmente em Florianópolis. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e o Alô Saúde, que são 24h, também não terão nenhum tipo de mudança.

Segurança

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a Segurança Pública definiu os reforços para o feriado de Carnaval, quando Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Instituto Geral de Perícias irão trabalhar para evitar festas clandestinas e aglomerações pelo Estado.

A força-tarefa da Segurança Pública inicia já na sexta-feira (12) e se estende até a terça-feira (16), seguindo as recomendações de acordo com as medidas sanitárias que estão em vigor.

Até o dia 21 de fevereiro de 2021, a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) realiza a Operação Verão Seguro que está acontecendo em 29 zonas balneárias (municípios/praias), 22 estâncias hidrominerais, duas zonas alfandegárias e em 129 áreas de proteção ambiental. Cerca de 5.011 policiais estão trabalhando efetivamente nestas localidades.

A Polícia Civil de Santa Catarina atuará com equipes na Operação Verão Seguro e também intensificará as ações com a Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões, além dos serviços pelo Estado que estarão sendo realizados.

Neste mesmo sentido, o Corpo de Bombeiros Militar lançou nesta quarta-feira (10) a campanha virtual chamada “Saúde é a nossa folia”, em que os materiais trarão orientações e dicas, com fotos de bombeiros militares de máscara, para que os cidadãos fiquem em casa durante os dias de Carnaval.

Além disso, serão intensificadas as fiscalizações pelo estado, para que se cumpram as medidas sanitárias. E ainda as praias seguirão monitoradas para garantir a segurança de banhistas no litoral.

O IGP (Instituto Geral de Perícias) manterá seus serviços essenciais como o de local de crime, assim como os atendimentos de urgência realizados pelo Instituto Médico-Legal: crimes de violência sexual, violência doméstica, presos, flagrantes e embriaguez por meio das equipes de plantão. Os postos de identificação atenderão os agendamentos já marcados no período.

Correios

Nos dias 15, 16 e 17 haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes. A CAC (Central de Atendimento dos Correios) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios.

Cartórios

Os cartórios também terão expediente em horário normal nas próximas segunda (15), terça (16) e quarta-feira (17).

A decisão, proferida de forma unânime pelo Conselho da Magistratura do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), atendeu a um pedido feito pelas próprias entidades que representam as serventias extrajudiciais, a Associação e o Sindicato dos Notários e Registradores de Santa  Catarina.

Com o cancelamento da festa em razão da pandemia, as entidades entenderam que a manutenção normal dos serviços aos cidadãos é uma ação que soma esforços para evitar viagens e deslocamentos e para contribuir com a recuperação econômica.

Coleta de lixo

Segundo o presidente da Comcap (Autarquia de Melhoramentos da Capital), Lucas Arruda, o expediente não passará por alterações. “Não tem nenhuma programação oficial de Carnaval, então segue tudo normal”, informou.

Celesc 

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) confirmou que o expediente será normal, inclusive nas lojas de atendimento. Para assuntos comerciais, consulte o site ou contate o Call Center pelo 0800-048-0120.

Caso seja registrada falta de energia, uma maneira rápida de protocolar ocorrências é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.

Outras opções são pelo 0800-048-0196, pelo site ou ainda enviando SMS para 48196 com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.

Casan

A Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) também irá funcionar normalmente. “Vamos trabalhar segunda, terça e quarta como qualquer dia útil”, disse o chefe da agência em Florianópolis, Francisco Pimentel.

Bancos

Apesar da revogação dos pontos facultativos e cancelamento das festas e desfiles em muitos estados e municípios do Brasil, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que, de acordo resolução do Banco Central, o calendário de feriados bancários está mantido e nos dias 15 e 16 – segunda e terça-feira de Carnaval – não haverá atendimento ao público nas agências.

Na quarta-feira de Cinzas (17), o início do expediente será às 12h, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Procon

O Procon da Prefeitura de Florianópolis não terá alterações no funcionamento. Com isso, o atendimento será normal na segunda-feira (15), terça (16) e quarta (17).

Arteris se prepara para atender quem precisa viajar

As equipes da Arteris Litoral Sul estão preparadas para o trabalho na pista durante o Carnaval. Nesse período, serão cerca de 600 colaboradores concentrados no atendimento de quem vai precisar viajar nas rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e trecho Norte da BR-101/SC.

A projeção da concessionária indica que movimento maior já inicia a partir de sexta-feira (12), com fluxo alto entre às 14h e a meia-noite.

No sábado, da mesma forma, o horário de pico ocorre das 8h às 20h. Já no retorno, o pico previsto é para terça-feira (16), das 8h às 20h, e quarta-feira (17), das 8h às 16h.

Nas rodovias concedidas, os motoristas precisam redobrar a atenção nos trechos em que haverá maior concentração de tráfego, como na Região Metropolitana de Curitiba, Serra do Mar na BR-376/PR, em Joinville na BR-101/SC e nas proximidades de entradas e saídas nos acessos aos municípios litorâneos.

Além disso, na divisa entre Araquari e Barra Velha, no sentido norte, há restrição de velocidade (60 km/h) na ponte sobre o Rio Itapocu (km 80,1), por conta de obra fixa para reforma e ampliação da estrutura.

Caso necessite viajar, a concessionária sempre orienta os condutores a efetuarem o planejamento de rota, verificando tempo de viagem, possíveis pontos de parada, condições do tempo e trânsito.

Para auxiliar os usuários, a Arteris Litoral Sul disponibiliza informações atualizadas 24h no site, fone 0800-725-1771 e perfil no Twitter.

Nas rodovias, a concessionária também disponibiliza as unidades o serviço de SOS Usuário, com local adequado para pausa na viagem, banheiros, fraldários, água e Wi-fi. Tudo gratuito e aberto 24h.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Economia SC