Confira os prazos para pagamento do IPTU 2021 em Florianópolis

Em função da pandemia da Covid-19, a prefeitura alerta para que seja priorizado o pagamento pela internet

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021 em Florianópolis poderá ser pago em cota única com 20% de desconto em 5 de janeiro. Já os prazos para o pagamento parcelado do imposto, além da taxa de lixo, começa no dia 5 de março.

Prefeitura pede que pagamento seja priorizado pela internet – Foto: Arquivo/Flávio Tin/NDPrefeitura pede que pagamento seja priorizado pela internet – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

De acordo com a prefeitura, a finalização dos carnês deve ser feita nesta quinta-feira (10) pela gráfica responsável, porém, grande parte já está com os Correios, que começam a fazer a distribuição na cidade.

Em função da pandemia da Covid-19, a administração alerta para que seja priorizado o pagamento pela internet.

Entenda os prazos

A aplicação de desconto é realizada de acordo com a data de pagamento, inclusive no caso de agendamento do pagamento no sistema bancário. Ou seja, independentemente do percentual de desconto escolhido, o sistema bancário fará um cálculo entre a data da realização do pagamento e o desconto concedido por lei.

Tabela de pagamento do IPTU em Florianópolis – Foto: ReproduçãoTabela de pagamento do IPTU em Florianópolis – Foto: Reprodução

A redução do valor a ser pago ocorrerá automaticamente, sem que seja necessária a realização de qualquer cálculo pelo contribuinte.

Desta forma, conforme a tabela de pagamentos, caso o contribuinte realize o pagamento do IPTU até dia 5 de janeiro, o desconto concedido será de 20%, até o dia 5 de fevereiro o desconto será de 10% e até de 5 de março o de 5%.

Em caso de pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela será em 5 de março. As nove quitações restantes têm prazo até o dia 5 de cada mês. Caso a data caia em fim de semana ou feriado, o vencimento será transferido para o primeiro dia útil subsequente.

No carnê impresso, para cada tributo, IPTU e taxa de lixo, são enviados três documentos de arrecadação. Estes documentos são uma guia para pagamento em cota única e duas para pagamento parcelado, apenas para as duas primeiras parcelas. As demais devem ser geradas no próprio site da prefeitura.

Para gerar o boleto pelo site, é necessário selecionar o ano, colocar o número de inscrição imobiliária e escolher a forma de pagamento.

O contribuinte pode escolher pagar o IPTU em cota único com o desconto de 20%, e escolher outra data para o pagamento da taxa de lixo. Lembrando que não há previsão legal para aplicação de descontos para o pagamento de TCRS (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos). A taxa de lixo em cota única vence em 5 de março, mesma data do primeiro pagamento para quem pagar parcelado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Economia SC