Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Cooperativas tem crescimento de 23,3% em SC em 2020

Números extraordinários revelam o dinamismo da atividade no Estado

Presidente da Ocesc anuncia resultados excepcionais – Foto: Noticias do DiaPresidente da Ocesc anuncia resultados excepcionais – Foto: Noticias do Dia

Fato extraordinário para ser comemorado por todos os catarinenses. O crescimento das cooperativas de Santa Catarina em 2020, em pleno ano da pandemia, foi de 2,3%, atingindo uma receita bruta operacional de 49,8 bilhões de reais.

A informação é do presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin, com dados de 251 cooperativas registradas na Organização.

O estudo indica expansão do número de cooperados, que teve aumento de 11,6%, com o ingresso de 313.023 pessoas. No total, as cooperativas reúnem hoje exatas 3.021.094 pessoas, compreendendo mais da metade da população.

As cooperativas de crédito foram as que mais atraíram novos filiados e hoje contam com 2,2 milhões de cooperados, seguidas das de infraestrutura (distribuição de energia elétrica-com 383 mil pessoas), as de consumo (320 mil) e as agropecuárias (73,5 mil).

Com esta performance as cooperativas foram responsáveis pela geração de 5.546 novos postos de trabalho e atualmente somam 73.332 empregados. O setor primário continua sendo protagonista no setor. As 46 cooperativas agropecuárias responderam por 69,2% da receita total, com um crescimento de 34% em 2020 e faturamento de 34,4 bilhões de reais.

Quer dizer: a agricultura e o agronegócio, fundados nas cooperativas, foram vitais na economia catarinense no ano dramático da pandemia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.