Elkem Silicones completa 5 anos em Joinville

Empresa investe para ampliar capacidade produtiva da operação, resultado do crescimento de sua presença no mercado

Aniversário é celebrado em evento hibrido com colaboradores de Joinville, de São Paulo e das Américas – Foto: Elkem SiliconesAniversário é celebrado em evento hibrido com colaboradores de Joinville, de São Paulo e das Américas – Foto: Elkem Silicones

Em 2021, a Elkem Silicones completa cinco anos de sua fábrica em Joinville, sediada no Perini Business Park. A empresa optou por trazer sua planta industrial para a maior cidade de Santa Catarina por estar próxima dos portos, encontrar mão de obra qualificada na região e ficar em posição estratégica em relação ao Sudeste brasileiro, onde está localizada a maior base de clientes no país.

A planta foi desenvolvida dentro de uma visão estratégica de crescimento através de especialização de mercados locais, fabricando produtos que são matéria-prima para indústrias de vários segmentos de negócios. Graças ao comprometimento dos profissionais e aos investimentos realizados, a nova planta da Elkem Silicones tornou-se referência no grupo em segurança e produtividade e chegou próximo de alcançar a capacidade máxima de produção.

“Com a atuação da equipe da América Latina, alcançamos pleno sucesso na implantação da visão estratégia nestes últimos anos, desenvolvendo negócios nos mercados targets, como agro, release couting, papel e celulose, borracha, entre outros segmentos. A planta de Joinville é fundamental no suporte a este crescimento, coordenando toda a cadeia de compras e produção de supply e possibilitando entregar produtos e serviços com personal touch e eficiência aos nossos clientes.”, destaca Lucas Freire, diretor executivo da Elkem Silicones.

“Vários produtos essenciais para nossos clientes são produzidos exclusivamente nesta planta”, continua Lucas.” A boa notícia é que o sucesso do desenvolvimento do plano de negócios está gerando necessidade de investirmos em toda a cadeia de valor, inclusive na produção. Assim estamos gerando possibilidades de crescimento para nossas equipes, nossos fornecedores e também para a sociedade no nosso entorno, além de dar suporte ao crescimento e desenvolvimento de nossos clientes”.

A unidade Joinville, que gera mais de 50 empregos diretos, está realizando novas contratações para começar a produzir no quarto e quinto turnos a partir de outubro. “A perspectiva para os próximos anos é de mais crescimento, tanto nos mercados-chave já consolidados quanto em outros conquistados mais recentemente, e a planta Joinville é fundamental no suporte a este movimento”, conclui Freire.

Clarisse Rodrigues, Diretora de Operações, destaca a prioridade para a segurança em todos os momentos desta trajetória e diz que o crescimento alcançado em 5 anos “é resultado de muito trabalho e de um comprometimento muito forte das equipes, que funcionou muito bem e funcionará para o futuro de novo”.

Desde 2016, a planta Joinville obteve certificações ISO 14 000 e 45.001, melhorou o índice de produção e os tempos de processo, criou uma cultura de qualidade, trouxe a primeira universidade corporativa para as Américas e foi certificada por três anos consecutivos como um Great Place to Work, entre outras realizações.

+

Economia SC

Loading...