Empresa de Joinville compra multinacional europeia por R$ 1,4 bilhão

Compra foi aprovada, mas há restrições impostas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica

A Tupy, multinacional, gigante e líder do setor de metalurgia teve a compra da empresa europeia Teksid aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O negócio havia sido anunciado pela Tupy em 2019 e foi definida pelo Conselho na quarta-feira (14). No entanto, o Cade impôs algumas restrições para o mercado brasileiro. O valor da transação é de R$ 1,4 bilhão em cotação atual do euro.

Tupy anunciou o negócio em 2019 e compra foi aprovada pelo Cade nesta quarta-feira (14) – Foto: tupyTupy anunciou o negócio em 2019 e compra foi aprovada pelo Cade nesta quarta-feira (14) – Foto: tupy

O negócio entre a empresa de Joinville, no Norte de Santa Catarina, e a europeia, que é braço da Fiat Chrysler, deve preservar a concorrência local de blocos e cabeçotes para motores, decidiu o Cade. Estão envolvidas na transação uma fábrica de Betim, em Minas Gerais, e outras quatro unidades instaladas no México, Portugal, Polônia e China. A empresa joinvilense, já consolidada no mercado internacional, potencializa ainda mais as ações de peças fundidas para o setor automotivo.

A restrição imposta pelo Cade limita a presença da europeia no mercado brasileiro, a estimativa é de uma redução inicial de 10% da capacidade produtiva da Teksid no Brasil.

A Tupy tem aproximadamente nove mil funcionários diretos em Joinville e está há 80 anos no mercado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Economia SC