Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Empresário e ex-senador de Joinville tem obra biográfica reeditada

A trajetória de José Henrique Carneiro de Loyola, um dos líderes empresarias mais inovadores e de sucesso de Santa Catarina, ganha versão atualizada e mais fácil leitura para todas as idades

A obra “Henrique Loyola, colecionador de desafios- o que faltou dizer” é a reedição da jornalista e presidente da Academia Joinvilense de Letras, Maria Cristina Dias, onde conta o legado de um dos líderes empresariais catarinenses. Com exclusividade, ela conversou sobre essa segunda edição.

Ela resolveu reescrever e também ampliar os anos biográficos para um lado que muita gente talvez não conheça do empresário. Cristina trouxe de forma leve e de fácil leitura os muitos feitos e realizações de Loyola que também foi senador e secretário de governo em Santa Catarina.

Em primeira mão, obra reeditada fala da trajetória desde menino do empresário e líder Henrique Loyola. – Foto: Divulgação Maria Cristina DiasEm primeira mão, obra reeditada fala da trajetória desde menino do empresário e líder Henrique Loyola. – Foto: Divulgação Maria Cristina Dias

A primeira edição foi uma biografia voltada para o lado empresarial e como político. Neste segundo momento, a jornalista quis ir além e para quem ler encontrará o Henrique Loyola menino e de como lá na infância ele que gostava de se lançar no mar com a bateira do pai e desbravar.

São histórias que mostram a personalidade muito rica de um grande empresário. Para ela, trazer esse menino na obra é porque algo lá já aparecia nas características que o fez ser o que é hoje: uma referência no mundo dos negócios.

A primeira biografia é de 2011 e por isso também passou por algumas atualizações de dados de lá para cá. Aos 88 anos ele possui um legado e ainda na ativa, Henrique Loyola é um nome de destaque nacional. Muito da cidade tem a marca dele.

Os Bombeiros Voluntários de Joinville  às vésperas do centenário, a instituição atravessava uma dificuldade financeira muito forte e Loyola assumiu a presidência por 10 anos e garantiu sustentabilidade para a corporação.

O slogan tão difundido: ‘Bela e Santa Catarina’ foi também ação dele quando secretário de estado de indústria e Turismo, no início dos ano 90, fortalecendo economicamente roteiros turísticos. Ou seja, um olhar inovador e que carrega muito da história recente de nosso estado.

O livro não será lançado em evento, por conta da pandemia e será distribuído nas principais livrarias do estado e vai para as bibliotecas e órgãos públicos catarinenses. Expectativa é começar a distribuição no início do mês de outubro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...