João Paulo Messer

messer@ndtv.com.br Política, economia, bastidores e tudo que envolve o cotidiano e impacta na vida do cidadão de Criciúma e região.


Estado entrega aeroporto do Sul de SC à iniciativa privada para acelerar melhorias e manutenção

Uma audiência pública que acontece nesta quarta-feira (04) em Jaguaruna busca interessados na administração do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna.

A Secretaria de Infraestrutura do Estrado (SIE) confirma para esta quarta-feira (04) a audiência pública que pretende formalizar a concessão do Aeroporto Regional Sul, de Jaguaruna à iniciativa privada. O ato ocorre na sede da Câmara Municipal de Vereadores e será aberto ao público com transmissão ao vivo pelo Youtube do Governo do Estado.

O aeroporto regional de Jaguaruna deve ter nova administração em breve. – Foto: DivulgaçãoO aeroporto regional de Jaguaruna deve ter nova administração em breve. – Foto: Divulgação

Esta é uma das etapas do processo para entregar a ferramenta à administração da iniciativa privada. São esperados, além da comunidade em geral, possíveis interessados no certame.

O vencedor da disputa terá a concessão do aeroporto pelos próximos 30 anos, sendo que nos primeiros três anos deverá realizar melhorias como o alargamento da pista de pouso e decolagem de 30 para 45 metros, a ampliação do terminal de passageiros e a modernização das ferramentas e dos processos do aeroporto. Em contrapartida, o Governo do Estado deverá realizar o aporte de R$ 40 milhões à concessionária, à medida que os investimentos forem realizados.

“É o que chamamos de concessão patrocinada. Com a agilidade da iniciativa privada, a operação vai garantir a celeridade necessária e trazer os tão sonhados investimentos”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.

Qualquer pessoa pode consultar o conteúdo referente às minutas do contrato e do edital de licitação no site www.especial.sc.gov.br/ppi/consultas.

Loading...