Facisc, 50 anos de atuação em prol do crescimento de SC

Nos próximos anos, a federação afirma que a prioridade é reforçar a atuação junto ao empresariado e à sociedade catarinense

Facisc completa 50 anos lutando pelo desenvolvimento sustentável de Santa Catarina – Foto: Sergio FilhoFacisc completa 50 anos lutando pelo desenvolvimento sustentável de Santa Catarina – Foto: Sergio Filho

Os desafios impostos pela pandemia do Covid-19 impactaram de forma significativa as diversas atividades econômicas em todo o país. Santa Catarina, no entanto, retomou e acelerou o crescimento no primeiro trimestre de 2021. O PIB (Produto Interno Bruto) estadual teve alta de 2,9% em 12 meses encerrados em março deste ano, frente ao mesmo período do ano anterior. 

A recuperação demonstra a força de produção e o destaque do Estado na economia nacional. A indústria é a que mais se destaca, apresentando o maior crescimento nacional no acumulado de janeiro até abril de 2021, com uma expansão de 24,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina), que completou em 2021 50 anos de atuação em prol do desenvolvimento sustentável de Santa Catarina, contribuiu, ao longo dos anos, para esse crescimento que hoje evidencia o Estado no país. 

Futuro junto às afiliadas e à sociedade

Para o futuro, nos próximos 15 anos a Facisc afirma que a prioridade é reforçar a atuação junto às 148 Associações Empresariais afiliadas e à sociedade catarinense. “A intenção é promover a integração e a representatividade empresarial de forma voluntária por meio do associativismo, em busca do ambiente favorável aos negócios e ao desenvolvimento sustentável. É desta forma que cumpriremos com a nossa missão institucional”, destaca o presidente Sérgio Rodrigues Alves.

Baseada em cinco pilares, a gestão 2021-2023 também passará a considerar, de forma transversal, no planejamento estratégico, as contribuições para o alcance da Agenda 2030 por meio dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Bandeiras pelo desenvolvimento

Nos últimos 15 anos, assim como em toda a sua trajetória, a entidade defendeu os anseios da classe produtiva e teve como principais bandeiras a luta contra a alta carga tributária e a justa distribuição dos tributos, além da melhoria contínua da infraestrutura. A federação também já encampou batalhas históricas como a duplicação da BR-101 e continua na disputa por outras rodovias como as BRs 470, 280, 282 e tantas outras. 

A estruturação de portos e aeroportos é outro tema que está sempre no radar da Facisc, como é o caso dos aeroportos de Navegantes, Chapecó, Lages e Caçador, os portos de Imbituba, Itajaí, São Francisco do Sul e Itapoá e a Ferrovia do Frango, essenciais para o desenvolvimento catarinense. Neste ano, a entidade trabalha fortemente pela construção da ponte que liga Santa Catarina, em Itapiranga, ao Rio Grande do Sul, além do Porto Seco em Dionísio Cerqueira.

Projetos para o turismo

A Facisc é ainda líder em projetos de turismo no Brasil.” Somos reconhecidos pela Alemanha pelo trabalho que fazemos no Del Turismo. Santa Catarina é um estado que tem crescimento. Temos uma carência muito grande em infraestrutura e sabemos que é imprescindível para o desenvolvimento do turismo”, afirma o presidente da entidade, Sérgio Rodrigues Alves.

<span style="font-weight: 400;">Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc </span>&#8211; Foto: DivulgaçãoSérgio Rodrigues Alves, presidente da Facisc – Foto: Divulgação

O Programa Del Turismo é uma alternativa para que se faça o planejamento e a gestão do turismo na região. “Estruturar o turismo não na visão do turista, mas na visão de quem vive na região é uma das premissas do programa”, acrescenta o presidente.

A iniciativa é baseada nos eixos norteadores para um turismo sustentável, como gestão do destino, cultura e tradição, natureza e paisagens, ambiente e clima, bem-estar social, negócios e hospitalidade. O programa já estruturou o turismo em nove cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Outros programas desenvolvidos pela Facisc:

  • Programa Geração Empreendedora

Despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes de ensino médio e criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico, são alguns dos objetivos do Programa Geração Empreendedora, realizado desde 2015 pela Facisc com o apoio dos seus núcleos  de jovens e mulheres empreendedoras.

  • Projeto Voz Única

O Voz Única é um programa que ajuda a entender o que o estado precisa para crescer e se desenvolver, levantando as dificuldades e reais necessidades. Esse conteúdo, organizado pelas Associações Empresariais do Sistema Facisc, integra uma importante cartilha chamada “O que SC precisa”.

  • Programa Desenvolvimento Econômico Local

O DEL (Programa de Desenvolvimento Econômico Local) desenvolvido pela federação, institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município.

  • Programa Empreender

O Programa Empreender é a estratégia da Facisc que estimula a competitividade empresarial e que há mais de 30 anos atua de forma ininterrupta em Santa Catarina.

Seu objetivo é contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, promovendo o associativismo e o desenvolvimento do negócio e de iniciativas empreendedoras.

+

Especial ND 15+15

Loading...