Farol Shopping 15 anos: conheça quem está por trás da história de ousadia que deu certo

O fundador Genésio Antônio Mendes relembra os desafios de construir o Farol Shopping, em Tubarão, e comemora os resultados atuais

Há 15 anos era inaugurado um empreendimento, o Farol Shopping, em Tubarão, no Sul catarinense, em que muitos, na época, não acreditavam no sucesso, mas havia uma pessoa que confiava e sabia do potencial do negócio: o fundador Genésio Antônio Mendes.

Fundador Genésio A. Mendes conta trajetória de 15 anos do Farol Shopping em Tubarão – Foto: Arquivo Farol Shopping/NDFundador Genésio A. Mendes conta trajetória de 15 anos do Farol Shopping em Tubarão – Foto: Arquivo Farol Shopping/ND

“Desde criança, eu sempre fui de pensar grande e de acreditar que as coisas podem sim ser alcançadas. Foi assim com o Farol Shopping. Muitas pessoas me chamaram de louco. Que o investimento não valeria a pena. Posso dizer que isso me impulsionou ainda mais. Mas confesso que nem eu esperava tanto”, conta o empresário.

O processo de construção do shopping foi longo e contou com a participação de Mendes em cada detalhe. “Passamos 20 meses fazendo o planejamento e a planta. Não poderíamos e não queríamos errar. Nosso propósito era construir um espaço que pudesse acolher todos os públicos. E assim fomos fazendo. Depois, passamos 24 meses construindo de fato”, relembra.

Assim como o envolvimento do empresário na idealização e construção, houve também a participação de muitas pessoas, que ele faz questão de destacar. “Sozinho não se faz nada. Tive a sorte de ter ao meu lado pessoas muito inteligentes. Agradeço a Deus por cada uma delas ”, comentou.

A inauguração

Depois de mais de três anos executando o projeto, no dia 26 de outubro de 2006, o empreendimento é oficialmente aberto e passa a fazer parte da vida de milhares de pessoas.

“Acredito que o Farol Shopping significa não só para mim ou para a minha família, mas também para nossos colaboradores, clientes e toda a sociedade: uma alegria muito grande”, pontua.

Farol Shopping completa 15 anos nesta terça-feira (26) em Tubarão – Foto: Arquivo Farol Shopping/NDFarol Shopping completa 15 anos nesta terça-feira (26) em Tubarão – Foto: Arquivo Farol Shopping/ND

Equipe quase 100% local

“Uma das coisas que sempre valorizei, é a utilização dos talentos da nossa região. Por isso, tenho muito orgulho de dizer que, desde o projeto até hoje, 99% das pessoas que fazem o Farol Shopping acontecer, são de Tubarão e região”, afirma.

Empregabilidade e movimentação econômica

Atualmente, o Farol Shopping, com área construída de 58 mil m², gera 1.200 empregos diretos e também conta com seis lojas âncoras, uma megaloja, 63 lojas satélites, um restaurante, 12 fast-foods, 71 operações de serviços, praça de alimentação com 750 lugares e cinema com capacidade para 1.000 espectadores.

Localizado em Tubarão, o Farol Shopping gera atualmente 1.200 empregos diretos – Foto: Arquivo Farol Shopping/NDLocalizado em Tubarão, o Farol Shopping gera atualmente 1.200 empregos diretos – Foto: Arquivo Farol Shopping/ND

A projeção dos administradores é que os números continuem a crescer . “De janeiro a outubro de 2021, tivemos a abertura de seis novas operações. Outras três devem abrir até o final do ano. Isso mostra que continuamos trabalhando para trazer novas marcas, o que, consequentemente, fortalece a economia e o comércio da região”, afirma o superintendente do Farol Shopping, Fabio Morais.

Além das novas marcas, melhorias na infraestrutura do cinema e da ampliação do calendário de entretenimento, norteiam os próximos passos da gestão. “Fomos e somos pioneiros em muitas coisas. Por isso, queremos cada vez mais elevar as perspectivas das pessoas, para verem que, sim, nossa região tem muito potencial e somos capazes de fazer e construir coisas extraordinárias”, salienta.

On e off interligados

Na lista de planos para o futuro do Farol Shopping também está a conexão em todas as esferas do físico e do on-line. “Temos buscado cada vez mais produtos e formas de interagir de maneira digital com as pessoas. Somos um local físico, de interação social. Mas também queremos levar o Farol até as pessoas para que elas possam acessar tudo na palma da mão, pelo celular. E isso está cada vez mais perto de se tornar realidade”, prospecta o superintendente.

Comemoração

Para celebrar o aniversário do shopping, como de costume, nesta terça-feira (26) será lançada a cenografia oficial do Natal 2021.“Neste ano, a responsabilidade é ainda maior, já que estamos saindo de uma fase mais aguda da sociedade devido à pandemia. A data traz a esperança de novos tempos e é isso que vamos demonstrar na cenografia. A decoração vai ser muito especial e fará com que o shopping seja um cartão postal da cidade”, antecipa Morais.

+

Economia SC

Loading...