Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Genésio Mendes: o órfão que virou um empreendedor sensível e visionário

Fundador do grupo GAM, de Tubarão, é um excepcional exemplo do sul para Santa Catarina e o Brasil.

Ele ficou órfão de pai aos 4 anos. Sua mãe lutou durante anos na fabricação de doces caseiros para garantir os estudos iniciais na Escola Hercilio Luz de Tubarão, distante 15 km da residência.  Ageu Medeiros, hoje nome de importante avenida em Tubarão, tinha uma pequena farmácia e ofereceu-lhe serviços de auxiliar para lavar vidros de remédios. Na sala da farmácia, o livro “Farmacopeia Brasileira”, virou a bíblia do jovem empregado.

Genésio, amor ao trabalho e a segunda maior coleção de Zumblick – Foto: Moacir PereiraGenésio, amor ao trabalho e a segunda maior coleção de Zumblick – Foto: Moacir Pereira

A partir dali, com muito trabalho, leitura e estudo,  Genésio Antônio Mendes,  o grande empresário tubaronense, só prosperou.  Marcou os 63 anos de vida do grupo como empreendedor com visão, gestão moderna, apoio aos empregados e comprometimento social.

Em 1980, foi o primeiro a comprar um computador em sua empresa, da marca Cobra. Depois, com a expansão, veio outro da Prologica e, finalmente, a última geração com a IBM.

Hoje a GAM-Distribuidora de Medicamentos- é a sexta maior empresa do gênero no Brasil.  Com sede em Tubarão, tem Centros de Distribuição no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Compete com mega organizações do setor e tem, entre os 13.000 clientes, os  famosos paulistas Hospitais Albert Einstein e o Sírio-Libanês.

Com uma equipe de 200 colaboradores em Tubarão e mais de 700 em todo o Brasil, compra, fornece e entrega 80% dos produtos, no máximo em 15 horas, com mais de 14.000 itens da indústria farmacêutica.

Seu grupo empresarial foi pioneiro há décadas na distribuição de lucros para os empregados, bonificações que são pagas duas vezes ao ano em março e setembro.  Tem colaboradores com 49 anos de casa.

Genésio Mendes, aos 84 anos, continua dando expediente no Edificio GAM, sede do grupo. Colabora com projetos comunitários, culturais e socais da região.  É comprometido com a cidade. E a maioria de suas contribuições,  no anonimato.

Um de seus lemas: “O trabalho é a força propulsora que impulsiona o mundo.”

Idealista, é outro magnífico exemplo catarinense para o Brasil.

Trajetória vitoriosa contada em livro da Unisul – Foto: Moacir PereiraTrajetória vitoriosa contada em livro da Unisul – Foto: Moacir Pereira
Loading...