Governo de SC firma parceria com Embaixada dos Estados Unidos

Contrato foi assinado pelo governador Carlos Moisés na última segunda-feira (28) e prevê parcerias em áreas dos setores econômicos do Estado

O Governo do Estado de Santa Catarina assinou na tarde da última segunda-feira (28), um memorando de entendimento com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O contrato foi firmado pelo governador Carlos Moisés e prevê parcerias em áreas do comércio e investimentos; saúde, ciência e tecnologia; meio ambiente; agricultura; educação e direitos humanos.

Embaixador Todd C. Chapman e governo de SC assinam protocolo de intenções – Foto: Peterson Paul/Secom/Divulgação/NDEmbaixador Todd C. Chapman e governo de SC assinam protocolo de intenções – Foto: Peterson Paul/Secom/Divulgação/ND

O acordo demorou um ano para ser firmado. Nesse tempo, a embaixada e o governo catarinense definiram áreas em comum e os projetos que podiam ser tocados em conjunto. A ideia é melhorar a prática de resolução de problemas administrativos e de segurança pública, definindo metas, parâmetros, resultados e intercâmbio de informações entre os países.

Expectativa de investimentos

Segundo a secretária executiva de Assuntos Internacional (SAI), Daniella Abreu, além da troca de conhecimento e inovação, a parceria poderá estimular a instalação de novas empresas no Estado.

Também pode haver investimentos em empresas catarinenses, por meio da articulação do InvestSC – o programa do Governo do Estado para atrair investimentos e incentivos a novos negócios em Santa Catarina.

O acordo tem duração prevista até 31 de dezembro de 2022, podendo ser prorrogado. Nesse período, as pastas envolvidas realizarão os estudos técnicos sobre cada tópico e, se houver o entendimento recíproco, serão firmados acordos de cooperação específicos para cada projeto.

Os Estados Unidos e Santa Catarina devem se comprometer com o intercâmbio de especialistas e promoção de visitas técnicas.

Também acompanharam a assinatura os secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Buligon, de Integridade e Governança, Naiara Augusto, de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, adjunto da Agricultura da Pesca e Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto Ternus, chefe da Casa Militar, André Alves, e chefe do gabinete do governador, Marcio Ferreira, além do cônsul-geral Shane Christensen e outros representantes da comitiva.

Após a assinatura do documento, a secretária Daniella Abreu acompanhou o embaixador Todd Chapman, o cônsul Shane Christensen e comitiva em visitas e reuniões na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), para discutir áreas de cooperação e desenvolvimento tecnológico; e no Sapiens Parque, sobre tecnologia e inovação e tecnologia ambiental com o presidente Daniel Leipnitz.

Este é o segundo protocolo de intenções assinado pelo governador Carlos Moisés. O primeiro, em 2020, foi com a Alemanha. Atualmente, Santa Catarina está trabalhando com o país alemão na reabertura da Câmara de Comércio no Estado.

+

Economia SC

Loading...