Ministério e Assembleia Legislativa discutem futuro do carvão no Sul de SC

Representantes do Ministério de Minas e Energia apresentarão resultado do grupo de trabalho criado para buscar alternativas para o setor na Alesc

Representantes do Ministério de Minas e Energia apresentarão o resultado do grupo de trabalho criado para buscar alternativas para o carvão mineral no Sul do Estado, nesta segunda-feira (14) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Diante da possibilidade de desativação do complexo termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, forças do Sul se mobilizam em busca de alternativas para o setor que emprega direta e indiretamente mais de 20 mil pessoas.

Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, está em processo de desativação – Foto: Plinio Bordin/Divulgação/NDComplexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, está em processo de desativação – Foto: Plinio Bordin/Divulgação/ND

O debate terá a participação de lideranças políticas e empresariais catarinenses e ocorrerá durante a sessão da Comissão de Economia, Minas e Energia, a pedido da deputada estadual Ada Faraco de Luca (MDB).

Primeira reunião sobre o tema foi realizada no dia 26 de abril – Foto: Divulgação/Alesc/NDPrimeira reunião sobre o tema foi realizada no dia 26 de abril – Foto: Divulgação/Alesc/ND

A deputada entende que o diagnóstico é importante na construção da nova política pública do carvão e lembra que o setor emprega mais de 20 mil pessoas e representa R$ 5 bilhões na economia catarinense.

“Precisamos fazer avançar uma nova legislação. É preciso ter clareza sobre as regras. A segurança jurídica é fundamental para o futuro da termelétrica Jorge Lacerda e, mais que isso, para os trabalhadores do setor. Tenho certeza que, unidos, nós vamos manter esse importante segmento de maneira forte e atuante”, disse Ada, que também defende a adoção de novas fontes de energia.

Convocados para a reunião

Conforme a pauta divulgada na sexta-feira (11) pela Coordenadoria das Comissões da Assembleia Legislativa, estão convidados: a coordenadora do grupo de trabalho do Ministério de Minas e Energia, Agnes da Costa, o presidente da Engie Brasil, Eduardo Sattamini, os secretários de Estado, Eron Giordani (Casa Civil), e Luciano Buligon (Desenvolvimento Econômico), os deputados federais Angela Amin e Daniel Freitas, os prefeitos e presidentes de associações de municípios, Jorge Koch (Amrec), e Deyvisonn de Souza (Amurel), o prefeito de Capivari de Baixo, Vicente Costa e o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...