Oktoberfest no Beto Carrero gera polêmica e troca de farpas com Blumenau

Festa promovida pelo parque não foi bem recebida pela prefeitura da cidade por conta de aparente vínculo entre os eventos

A Oktoberfest promovida pelo parque Beto Carrero, em Penha, não foi bem recebida pela organização da festa em Blumenau. Isso porque a divulgação da festa faz alusão ao cancelamento do evento em Blumenau, por conta da pandemia do coronavírus.

Oktoberfest no Beto Carrero gera polêmica com Blumenau – Foto: Guma Miranda/Divulgação Beto Carrero WorldOktoberfest no Beto Carrero gera polêmica com Blumenau – Foto: Guma Miranda/Divulgação Beto Carrero World

O secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, esclareceu que os dois eventos não têm relação. Ele conta que a secretaria foi procurada pela administração do parque em busca de auxílio para o planejamento do evento e chegou a indicar parceiros, como o Blumenau Gastronômico, mas a secretaria se afastou depois de perceber que a ideia do parque era diferente.

“Não tem nada a ver com a Oktoberfest o que eles estão fazendo. Nós sempre fomos parceiros, o Beto Carrero sempre esteve dentro da festa, mas quando vieram e falaram que iam fazer diferente, procurar outros parcerios então nós falamos ‘toquem vocês, isso não tem nada a ver com a Vila Germânica”, relata.

Greuel destaca que o cancelamento da festa se deu por conta da preocupação pela transmissão e contaminação pelo coronavírus e pediu que os dois eventos – de Blumenau e do parque – não sejam vinculadas. “Não tem nada. Eu não quero aqui emitir opinião, mas as pessoas sabem onde é a verdadeira, a segunda maior do mundo, a maior da América Latina. Todo mundo vem na verdadeira e nessa impossibilidade, todo mundo está tentando tirar uma casquinha disso”, avalia.

Parque responde a críticas

O parque Beto Carrero esclareceu, através da assessoria de imprensa, que não há vínculo entre as duas festas e que a ação promovida não é um evento, mas apenas a tematização do parque no mês de outubro.

Sobre a possível colaboração da secretaria de Turismo de Blumenau, a assessoria respondeu com uma espécie de diálogo entre “Fritz” e “Frida”. Na conversa, eles afirmam que o parque se reuniu com a prefeitura, mas alegam que Blumenau não quis seguir a parceria adiante por conta de prazos eleitorais.

O texto também cita que a festa promovida pelo parque se inspira em modelos internacionais, adaptados ao “novo normal” e que “O que os alemón vão ver no parque não é nada diferente do que estão vendo nas ruas, nos restaurantes!”.  Confira a resposta na íntegra ao final da reportagem.

A assessoria também respondeu que todas as medidas de segurança estão sendo seguidas e que o parque segue as orientações do Ministério da Saúde e de associações internacionais como IAAPA (Associação Internacional de Parques de Diversões e Atrações).

O parque também esclareceu que não pretende promover outras festas baseadas em eventos da região.

Leia a resposta divulgada pela assessoria do parque Beto Carrero com “sotaque alemão”:

– Houve algum tipo de colaboração de órgãos da prefeitura de Blumenau para a organização da festa?

-Fritz, venha cá! Você leu o que o secrrrretário de turismo de Blumenau falou da Oktober do Beto Carrero?

– Siiim, minha Frida! Ele foi mal interpretado, é nosso amigo, alemón gente boa!! Você sabe bem que tanto ele, quanto a prefeitura de Blumenau foram as primeiras pessoas a serem contatadas e convidadas para fazer parte do projeto. Mostramos tüto tüto!!! Foi proposto para que eles administrassem praticamente tudo, como a escolha de alimentos, bebidas, bandas…

– Eu lembro Fritz! Tiveram 3 reuniões aqui no parque com a equipe dele para fazer visita técnica e depois fomos fazer uma visita até em Blumenau! Eles viram que segurança é a principal tradiçón do Betão! Agora….. cá entre nós Fritz, o que aconteceu é que infelizmente eles não entraram nessa parceria em decorrência apenas dos prazos eleitorais, uma pena…..

– Exato, Frida! A Oktober do parque foi inspirada nos “Craf Beer Festival” que está acontecendo no SeaWorld e Busch Garden em Orlando. Tamô é chique também! Só que de alemón pra alemón, outubro pra nós é Oktoberr!!

– Adaptamos a nossa realidade a este novo normal! Não será a Oktoberfest original, será uma Oktoberfest adaptada, onde as famílias vão poder beber um Chopp, apreciar uma boa gastronomia alemã, e o melhor, sem empurra empurra. Todos vão ficar sentados, respeitando o distanciamento social, com limitação de público e todas as medidas de segurrrrrança que os polacos já estão cansados de saber que existe no parque! E sem falar das mais de 100 atrações do maior parque temático da América Latina…..

– O que os alemón vão ver no parque não é nada diferente do que estão vendo nas ruas, nos restaurantes! O parque está gerando empregos e bancando todo o cachê de várias famílias que dependem da Oktoberfest anualmente como decorrrradores, bandas, gastronomia. Além de gerar oportunidades de negócio também porque as cervejarias estão nessa com o parque!!Tá todo mundo feliz!!! E todas as pessoas que fazem parte da tradição alemã estão convidadas a vir expor no Beto Carrero!

– Sim Fritz! Tá todo mundo feliz!! Não podíamos deixar uma tradiçón tão importante do estado de Santa Catarina passar em brrrranco.

– Já vamos deixar aqui o convite pra todos virem conhecer uma nova versão da Oktoberfest aqui no Beto Carrero World. Com muita gastronomia típica, bandas, diversão e segurrrança!!!

– Isso aí Frida! O Betão TÁ ON! E todos estoon convidados pra vir na Oktoberfest do Beto Carrero, seja alemón, polaco, italiano, português, ou quem for. Vem que terrrá muita trrradiçon com segurança!

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...