Moacir Pereira

Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Operação Mercúrio: vice-presidente assume comando da Fecomércio após afastamento

Auditores da Confederação são esperados em SC

O Ministério Público Estadual confirmou o afastamento do presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, e do diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, na execução da Operação Mercúrio, deflagrada na segunda-feira (26) em Florianópolis e outros municípios catarinenses.

O vice-presidente da Fecomércio, Emilio Rossmark Schramm, presidente do Sindilojas de Blumenau, assumiu o comando da entidade.

Auditores da Confederação Nacional do Comércio estão vindo para Santa Catarina e vão colaborar com as investigações.

A operação

De acordo com nota da assessoria de imprensa da Procuradoria de Justiça, foram “cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e duas ordens judiciais de afastamento de função. A operação investiga possível esquema criminoso envolvendo desvio de bens, pagamento ilícito de diárias e supostas fraudes para aquisição de bens, locações e contratação de serviços no âmbito da administração de entidade paraestatal.”

A operação foi conduzida pelos promotores de Justiça Rafael Moraes Lima e Alexandre Graziotin, de Florianópolis.

Fecomércio confirma afastamento

A Fecomércio emitiu nota, nesta quinta-feira (29), confirmando o afastamento do presidente Bruno Breithaupt, por até 120 dias. No lugar dele assume o vice-presidente, Emilio Rossmark Schramm. A entidade afirma que colabora com as investigações da Operação Mercúrio.

Confira a nota na íntegra:

Embora não seja parte no processo investigatório, a Fecomércio SC está colaborando com o repasse de informações relacionadas à Operação Mercúrio. O processo tramita em segredo de justiça e o acesso aos dados processuais está limitado às partes e seus advogados.

Por decisão judicial, o presidente foi afastado do cargo por até 120 dias. Em cumprimento ao estatuto da Federação, o vice-presidente Emilio Rossmark Schramm assumiu a entidade. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.