Operação mira ligações irregulares de energia que geram prejuízo milionário em praia de SC

Com apoio da polícia, Celesc realizou operação na manhã desta terça-feira (21), em São Francisco do Sul

As ligações irregulares de energia elétrica têm gerado prejuízo milionário aos cofres da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e, na manhã desta terça-feira (21), mais uma operação foi deflagrada pela Companhia em parceria com a Polícia Militar para combater as ligações clandestinas, desta vez, em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Operação da Celesc mira cerca de 1,5 mil casas com ligações irregulares – Foto: Divulgação/NDOperação da Celesc mira cerca de 1,5 mil casas com ligações irregulares – Foto: Divulgação/ND

De acordo com a Celesc, a estimativa é que cerca de 1,5 mil residências na Praia do Ervino sejam alvos da operação desta terça-feira. Ainda segundo dados da Companhia, mais da metade do consumo médio das casas do local não são faturados regularmente, o que representa um furto de energia de 55%. O cálculo da Celesc é de que o furto gere, por ano, R$ 4 milhões de prejuízo à Companhia e às instituições federais, estaduais e municipais.

“Deste montante, em torno de R$ 1,4 milhão, correspondem a tributos arrecadados através das faturas de energia elétrica, que poderiam ser revertidos em benefícios a toda população”, ressalta a Companhia.

Essa foi a terceira operação realizada na mesma localidade, nos loteamentos Sambaqui, Noêmia e Curitiba. Em 2020, as operações foram suspensas e, agora, retomadas até que a situação da energia elétrica seja regularizada.

Durante a ação, bloqueios foram registrados nas ruas e rodovias de acesso à região alvo da operação.

Pneus foram queimados em bloqueio contra a operação – Foto: Reprodução/InternetPneus foram queimados em bloqueio contra a operação – Foto: Reprodução/Internet

Devido ao alto número de ligações clandestinas e furto de energia elétrica, a Celesc, o Ministério Público, a prefeitura e as polícias Civil e Militar discutem ações para regularizar o fornecimento de energia na Praia do Ervino.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...