Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Parque de inovação de Florianópolis tem novo presidente, que defende “pacto estadual”

Daniel Leipnitz assume com o desafio de fazer decolar o Sapiens Parque, instalado no Norte da Ilha de SC

Escolhido pelo governo do Estado para presidir o Sapiens Parque, o empresário Daniel Leipnitz assume com o desafio de fazer decolar o espaço de inovação implantado no Norte da Ilha de SC no início dos anos 2000.

Daniel Leipnitz vai assumir o Sapiens Parque – Foto: Daniel Queiroz/Arquiuvo/NDDaniel Leipnitz vai assumir o Sapiens Parque – Foto: Daniel Queiroz/Arquiuvo/ND

“O potencial é extraordinário, precisamos garantir atratividade para o investidor, com infraestrutura interna e no entorno, segurança jurídica, além de integração do ecossistema”, afirma o ex-presidente da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

Segundo ele, é preciso fazer “um pacto estadual para que o Sapiens se transforme num novo modelo de negócios para o Estado”.

Leipnitz, que terá o nome referendado nos próximos dias pelo conselho de administração do Sapiens, destaca que no momento existe uma “convergência política muito forte e importante” entre Executivo estadual e Prefeitura de Florianópolis para “fazer acontecer”.

O empresário, que faz questão de manifestar “respeito absoluto à atual e gestões anteriores”, também citou o papel importante do investidor imobiliário para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação. “É um dos atores principais em qualquer lugar do mundo”, disse. O nome de Leipnitz foi bem recebido pelo setor de tecnologia e inovação.

Coordenadora do Movimento Floripa Sustentável, Zena Becker falou que “sua excepcional experiência” vai fazer avançar ainda mais o Sapiens Parque, “fortalecendo o trabalho voltado à inovação, essencial para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”.