Pescadores de SC comemoram captura de tainha mesmo com alta na temperatura nesta quarta

Estimativa é que duas toneladas de peixes tenham sido capturadas na praia do Santinho, em Florianópolis, na manhã desta quarta-feira (2)

O feriado prolongado está garantido para quem gosta de tainha em Florianópolis. Na manhã desta quarta-feira (2), pescadores da praia do Santinho, no Norte da Ilha, capturaram 1.300 peixes – uma estimativa de duas toneladas, segundo os profissionais.

Cerca de 1.300 tainhas foram capturadas nesta quarta-feira (2)Cerca de 1.300 tainhas foram capturadas nesta quarta-feira (2) – Foto: Divulgação/ND

A captura aconteceu em frente ao rancho do Costão do Santinho, na parte direita da praia. Cerca de 50 pescadores artesanais participaram dos trabalhos.

A pesca da tainha costuma ser mais expressiva nos dias frios, já que os cardumes tendem a “subir” para o Litoral Norte catarinense.

O vigia da pesca Jonatas de Andrade Mariano comemora o resultado desta quarta-feira. Segundo ele, no entanto, esta não foi a melhor captura da temporada 2021. Muito disso tem a ver com o aquecimento na região: a temperatura máxima prevista para a Grande Florianópolis ao longo do dia, por exemplo, é de 26°C.

O recorde aconteceu em 30 de maio, quando dois lanços recheados de peixe fizeram a festa da comunidade. “O primeiro lanço deu 2.580 (toneladas) e o segundo lanço, para fechar, deu 9.080 (toneladas)”, informou Mariano.

O resort, localizado na praia, é tradicional apoiador da cultura local e tem envolvimento direto com a pesca artesanal da tainha, auxiliando com canoas, redes, abrigo e estrutura para os pescadores.

Balneário Rincão

Mesmo com a temperatura mais elevada, a quarta-feira presenteou também os pescadores de Balneário Rincão com uma safra generosa de tainha.

Pescadores de Balneário Rincão também comemoraram a captura da tainhaPescadores de Balneário Rincão também comemoraram a captura da tainha – Foto: Prefeitura de Balneário Rincão/Divulgação/ND

Mesma tendência do fim de semana

No domingo (30), dia que amanheceu com temperaturas bem baixas na Capital, os pescadores agradeceram pelo saldo positivo na pesca. Na ocasião, lanços aconteceram nas Praias Brava, dos Ingleses e do Santinho, no Norte da Ilha.

Na Praia do Santinho, segundo os pescadores, mais de 9 mil peixes foram capturadas. Nos Ingleses não foi muito diferente. Os profissionais estimam que foram capturados em torno de 8 mil tainhas.

Assista aos vídeos:

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC