PIB catarinense cresce 2,9% no primeiro trimestre de 2021

Setor de serviços é responsável por 68% do PIB de Santa Catarina e aumentou 2,5% no período, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

O PIB (Produto Interno Bruto) catarinense cresceu 2,9% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período no ano anterior. Os dados são do Boletim de Indicadores Econômico – Fiscais de Santa Catarina, divulgado na quarta-feira (2) pela SDE (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável).

Homens trabalhando no setor de serviços, responsável por 68% do PIB catarinenseSetor de serviços contribui com 68% do PIB catarinense – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Segundo o economista da SDE, Paulo Zoldan, os principais segmentos da economia tiveram um crescimento bastante robusto e contribuíram para acelerar a recuperação do PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos em Santa Catarina. A indústria de transformação, por exemplo, cresceu 17,8% em relação ao mesmo trimestre de 2020.

Serviços

De acordo com o SDE, os resultados positivos nos serviços, que contribuem com 68% do PIB e aumentou 2,5% no período, ocorreram principalmente por conta do comércio que teve crescimento de 4,8%.

Além do desempenho do comércio, os serviços profissionais, científicos, técnicos, administrativos e complementares, também se destacaram com crescimento de 17,2%.

Construção Civil

Outro setor que cooperou para o crescimento do PIB estadual foi a  Construção Civil. O crescimento foi de 14,8%, em razão das reformas residenciais e retomadas dos investimentos.

Indústria

Segundo o SDE, a indústria de transformação cresceu 2,1% e os maiores destaques do setor foi o crescimento dos segmentos de máquinas e equipamentos (25%).

Deste percentual, 15,8% são de máquinas elétricas, 8,1% de borracha e material de plástico, além de 6,7% do têxtil e 5,9% de papel e celulose.

“Esse resultado reforça o movimento de retomada da economia catarinense. Os números de geração de empregos também apontam neste sentido, que Santa Catarina está no caminho do crescimento. São reflexo da nossa economia diversificada, de um povo empreendedor e trabalhador e do nosso esforço para garantir segurança para os investimentos”, afirma o governador Carlos Moisés.

+

Economia SC