Porto de Itajaí bate recorde de movimentação em fevereiro

Primeiro bimestre de 2021 teve crescimento de 42% na movimentação de carga de importação

O Porto de Itajaí registrou mais um recorde de movimentação. No primeiro bimestre de 2021, o complexo teve um crescimento de 42% na movimentação de contêineres cheios de importação.

Nos dois primeiros meses deste ano o porto movimentou 36.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés). No mesmo período do ano passado, foram 25.600 unidades, quando a nova bacia de evolução estava no início da atividade.

Porto de Itajaí bate recorde de movimentação em fevereiro – Foto: Porto de Itajaí/Divulgação/NDPorto de Itajaí bate recorde de movimentação em fevereiro – Foto: Porto de Itajaí/Divulgação/ND

Para Fábio da Veiga, superintendente do Porto, esse crescimento se deve à diversos fatores. Ele destaca a nova bacia de evolução, que permite que navios cada vez maiores possam atracar em Itajaí. Um segundo fator é o mercado marítimo internacional, que, segundo Veiga, está extremamente aquecido.

Melhorias nas estruturas do Porto também colaboram para um crescimento exponencial na movimentação de cargas. Cada novo recorde demonstra que o complexo continua crescendo, e que “o aumento nas importações é um excelente retorno financeiro para a cidade, através do ICMS”.

Ele destaca também que Itajaí está se consolidando na recepção de cargas de alto valor agregado, que tornam esse retorno financeiro ainda mais positivo. O município tem uma participação de 5,1% na corrente de comércio brasileira, e 63,6% na corrente de comércio catarinense.

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes cresceu 31%

Já em todo o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, 140.141 TEUs foram movimentados só em fevereiro deste ano. O número também supera o recorde registrado em novembro de 2020, de 139.451 TEUs.

No comparativo com fevereiro de 2021 houve um crescimento de 31%. Foram 1.572.585 toneladas movimentadas este ano.

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes cresceu 31% – Foto: Porto de Itajaí/Divulgação/NDComplexo Portuário de Itajaí e Navegantes cresceu 31% – Foto: Porto de Itajaí/Divulgação/ND

A Portonave também registrou movimentação de 100.221 TEUs e 1.066.422 toneladas em fevereiro de 2021. Já o terminal Teporti teve movimentação de movimentação de 18.127 toneladas, e o Poly Terminais registrou uma escala com 5.000 toneladas.

Maioria da carga é para exportação

A exportação foi responsável por 52% do sentido das cargas, sendo frango, carnes e madeiras e derivados os principais produtos. Nas importações, que corresponderam a 48% das cargas movimentadas no complexo, os mecânicos e eletrônicos, produtos químicos, têxteis e diversos foram os principais produtos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Economia SC