Portobello faz parte da história e do desenvolvimento de Tijucas

A empresa parabeniza a cidade pelos seus 161 anos e tem orgulho em fazer parte desta trajetória

Cesar Bastos Gomes nasceu em Tijucas em 1928. Filho do também tijuquense, Valério Gomes, mal sabia que mais tarde seria motivo de orgulho para toda a cidade. Desde pequeno, Cesar aprendeu valores importantes com seu pai, como a constante preocupação com as dificuldades enfrentadas pelo município. Na década de 70, em busca da recuperação da cidade após uma forte crise e visando explorar a indústria cerâmica, inaugurou a Portobello.

Diferencial do empreendimento está na forma de lidar com colaboradores, parceiros e no carinho pelo município – Foto: Portobello/Divulgação/NDDiferencial do empreendimento está na forma de lidar com colaboradores, parceiros e no carinho pelo município – Foto: Portobello/Divulgação/ND

Hoje, a empresa líder em revestimentos cerâmicos no Brasil, possui mais de 3.000 colaboradores e tornou-se um expoente no desenvolvimento da cidade. Muito além do orgulho de seu pai, Cesar fundou o que seria referência brasileira em sustentabilidade e competitividade no mercado internacional.

O grande diferencial da empresa está na forma como lida com seus parceiros, colaboradores e o carinho que tem pela cidade de Tijucas (SC). O berço da Portobello é tratado com o máximo respeito e preocupação. A empresa garante que os recursos naturais necessários para a produção sejam utilizados de forma racional.

Fundada em 1979, a empresa impulsionou o crescimento de Tijucas – Acervo pessoal/NDFundada em 1979, a empresa impulsionou o crescimento de Tijucas – Acervo pessoal/ND

A energia é produzida de maneira totalmente limpa. Todas as jazidas são 100% recuperadas após a exploração, e a matéria-prima da cerâmica é a própria terra, retirada de camadas não profundas e, em sua maioria, próximas à indústria.

Além disso, a valorização das pessoas ocorre de forma constante. O Programa Crescer é um projeto transformador em Tijucas que, há mais de 15 anos, oferece uma programação de esportes e atividades educacionais. Por ano, participam cerca de 200 crianças e adolescentes, de seis a 13 anos, dos quais 30% são filhos de colaboradores da Portobello e 70% são da comunidade local. Dos participantes, 90% são estudantes de escolas públicas da região.

Programa Crescer oferece programação de esporte e atividades educacionais à comunidade tijuquense – Foto: Portobello/Divulgação/NDPrograma Crescer oferece programação de esporte e atividades educacionais à comunidade tijuquense – Foto: Portobello/Divulgação/ND

O Programa tem o objetivo não só de incentivar a prática de atividades físicas, desenvolvendo habilidades motoras, mas também de estimular valores positivos do esporte, como responsabilidade, cooperação e respeito. Isso acontece através do trabalho de temas socioeducativos, como saúde, educação, empreendedorismo e sustentabilidade.

Funciona, ainda, como uma preparação dos adolescentes para o mundo profissional, direcionando esses jovens para o programa Jovem Aprendiz da Portobello.

É realizado em parceria com a Adec (Associação Desportiva dos Ceramistas do Vale do Rio Tijucas) e o SE- SI/ SC (Serviço Social da Indústria). Todos os participantes recebem gratuitamente transporte, alimentação, uniforme e material escolar com a agenda do programa. O Programa Crescer não ocorreu em 2020 para evitar a proliferação da Covid-19.

Hoje, o carinho da Portobello pelas pessoas extrapola as fronteiras do estado de Santa Catarina e se espalha pelas 140 lojas Portobello Shop distribuídas pelo Brasil, onde iniciativas como o Coletivo Solidário foram criadas, contribuindo para a doação de cestas básicas em comunidades que enfrentam dificuldades.

A semente que foi plantada em Tijucas em 1977, hoje dá frutos por todo o Brasil e podemos dizer que Cesar deu orgulho para além de seu pai. A Portobello tem imensa satisfação em contribuir para a visibilidade de nosso município e possui objetivos ainda maiores. Que possamos contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da cidade, feliz 161 anos de Tijucas!

+

Aniversário de Tijucas

Loading...