Prefeito de São José quer facilitar abertura de empresas

Em entrevista ao Grupo ND, Orvino Coelho de Ávila (PSD) disse que investirá em tecnologia para atrair empreendedores para cidade

Desburocratizar os processos da prefeitura para facilitar a vida do empreendedor e agilizar a abertura de empresas são os objetivos do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), visando atrair investimentos empresariais para a cidade.

Ele esteve na sede do Grupo ND onde foi entrevistado no programa Balanço Geral, que fez uma homenagem aos 271 anos do município completados nesta sexta-feira (19).

Orvino Coelho em entrevista ao apresentador Raphael Polito, no Balanço Geral – Foto: Paulo Rolemberg/NDOrvino Coelho em entrevista ao apresentador Raphael Polito, no Balanço Geral – Foto: Paulo Rolemberg/ND

“Temos que desburocratizar várias situações para facilitar a vida do empreendedor para que cada vez mais ele faça da cidade de São José, a cidade das oportunidades”, disse o prefeito.

Segundo Orvino, o primeiro passo é digitalizar o processo de abertura de empresas no município.

“Existem vários sistemas que não falam entre si. Não podemos permitir que para o cidadão retirar uma viabilidade tenha que ir à prefeitura. Com a tecnologia existente hoje ele tem que tirar é do escritório ou de casa”, afirmou.

De acordo com o prefeito, o objetivo é reduzir, drasticamente, o tempo de abertura de uma empresa no município, que atualmente pode levar até três meses.

“Nós temos que viabilizar o mais rápido possível, Nos dias atuais, mais do que nunca, tem que ter celeridade. Facilitar a vida do cidadão, a prefeitura tem que ser um facilitador. A demora afugenta quem quer empreender”, declarou.

Oportunidades de emprego

Orvino vislumbra, em curto prazo, a área de tecnologia como o setor que irá gerar oportunidades de emprego no pós-pandemia. E que a administração municipal estará pronta para implementar ferramentas facilitadoras para os empreendedores.

Prefeito disse que vai desburocratizar a administração – Foto: Paulo Rolemberg/ NDPrefeito disse que vai desburocratizar a administração – Foto: Paulo Rolemberg/ ND

O prefeito destacou o estímulo feito pela prefeitura com o custo zero para abertura e funcionamento de microempreendedores individuais (MEIs) de São José.

A proposta zera custos, inclusive prévios, com relação à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao MEI, incluindo os valores referentes a taxas, emolumentos e a demais contribuições relativas aos órgãos de registro, de licenciamento, sindicais, de regulamentação, de anotação de responsabilidade técnica, de vistoria e de fiscalização do exercício de profissões regulamentadas e a Taxa de Fiscalização e Posturas Urbanísticas (TFPU).

“Estamos com um bom começo, com uma boa adesão e a participação dos empresários, das entidades. Vamos trabalhar muito para que tenhamos o melhor resultado possível e possamos oferecer aos empresários, comerciantes, à população de São José em geral, os melhores resultados”, destacou.

Prefeito de São José falou sobre incentivo as micros e pequenas empresas – Foto: Paulo Rolemberg/ NDPrefeito de São José falou sobre incentivo as micros e pequenas empresas – Foto: Paulo Rolemberg/ ND

O prefeito lembrou ainda que em fevereiro deste ano, a prefeitura de São José recebeu da Câmara Municipal a devolução de R$ 1 milhão, que será destinado também ao Programa de Recuperação Econômica Avança São José, que pode gerar até R$ 20 milhões em operações de crédito aos pequenos e microempreendedores do município.

“Todas as medidas que estamos implementando na cidade, são para atender a todos, mas principalmente para aqueles que mais precisam. Temos que trabalhar muito e dar sequência aos trabalhos que pegamos e fazer ainda mais, para que o cidadão sinta mais orgulho de morar, trabalhar e empreender na cidade”.

Bem histórico

Orvino falou não apenas do futuro, mas salientou o lado histórico da cidade que não deve ser esquecido.

“Cidade sem história é cidade sem memória. Temos uma história belíssima, um centro histórico maravilhoso, como poucas cidades do país tem. Começamos através da prefeita Adeliana, a revitalizar (a área histórica) com a participação da Câmara Municipal, temos que complementar e tornar o local ainda melhor”, frisou.

+

Eu amo São José