Prefeitura põe fim ao Navegay e carnaval passa a ter novo modelo em Navegantes

Fim de um dos maiores blocos de sujos do Brasil pode chegar em 2022, sem o apoio da prefeitura

Seguindo o que já foi prometido no começo deste ano, Navegantes não terá Navegay em 2022. A prefeitura de Navegantes no Litoral Norte de Santa Catarina já definiu as datas e a nova identidade do carnaval da cidade.

A depender da organização da prefeitura, um dos maiores blocos de sujos do país pode deixar de existir. O carnaval na cidade está planejado para os dias 25, 26 e 27 (sexta, sábado e domingo) de fevereiro de 2022. Sem atividades na segunda e terça-feira, datas oficiais do feriado, nem na quarta de cinzas.

De acordo com a prefeitura e secretaria de Turismo, a realização, no entanto, vai depender da situação da pandemia da Covid-19. Caso haja alguma decisão do governo do Estado, por exemplo, por meio de decreto optando pelo cancelamento desse tipo de festa, em virtude da crise sanitária, a prefeitura vai acatar.

Sobre o fim do Navegay, por meio da assessoria, a prefeitura destacou que “não teremos Navegay. O nome do carnaval em si já era Navegafolia, Navegay era o evento do bloco dos sujos”. Nos anos anteriores, o bloco contava com apoio da prefeitura em segurança e banheiros públicos, o que não deve acontecer em 2022.

Prefeito eleito de Navegantes quer acabar com o Navegay, um dos maiores blocos de sujos do país. – Foto: Divulgação/Prefeitura de NavegantesPrefeito eleito de Navegantes quer acabar com o Navegay, um dos maiores blocos de sujos do país. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Navegantes

Assim que eleito, Liba já havia anunciado o fim do Navegay, inicialmente por conta da pandemia de Covid-19, mas isso não impediu as mudanças permanentes no carnaval da cidade.

De acordo com o prefeito, não há justificativa em uma estrutura gigante de atendimento médico emergencial para os foliões, enquanto “moradores de nossa cidade estão a espera de uma consulta ou exame por mais de anos. Precisamos equilibrar essa balança”, citou o prefeito eleito em uma publicação nas redes sociais.

Segundo o secretário de turismo de Navegantes, Fernando Cardoso de Souza, em 2020, os quatro dias de Carnaval, foram gastos mais de R$ 332 mil, entre segurança privada, grades e atendimento médico para os foliões.

“No Navegay, devido a um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) com o MP (Ministério Público) e Polícia Militar, o Município deveria disponibilizar uma estrutura maior, como maior número de segurança privada, banheiros químicos e grades de proteção”, explica o secretário.

O Navegay é o destaque no Carnaval navegantino desde 1978, quando teve sua primeira edição. No Navegafolia 2020, na 42º edição, cerca de 200 mil pessoas aproveitaram a festa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...