Projeto gratuito de apoio a negócios geridos por mulheres abre inscrições em Florianópolis

No Mês da Mulher, programa de fomento à economia criativa com foco no empreendedorismo feminino oferecerá consultorias com profissionais

Para fomentar o empreendedorismo entre as mulheres em áreas como economia criativa, tecnologia e inovação, o Sapiens Parque, SEBRAE/SC e Cocreation Lab anunciam a criação do Cocreation Lab Mulher, uma pré-incubadora focada em negócios comandados por mulheres. A unidade será em Florianópolis e está com inscrições abertas. O programa é gratuito.

Projeto vai oferecer mentoria a negócios geridos por mulheres – Foto: Foto: Divulgação CoCreation LabProjeto vai oferecer mentoria a negócios geridos por mulheres – Foto: Foto: Divulgação CoCreation Lab

Segundo o relatório especial Empreendedorismo Feminino no Brasil, do SEBRAE (2019), a proporção de negócios por necessidade é maior no grupo das mulheres (44% de necessidade contra 32% no caso dos homens). Elas também trabalham menos horas no negócio (18% menos que os homens), e 25% trabalham no domicílio, dividindo-se entre o próprio negócio e afazeres domésticos ou cuidados com os filhos, contra apenas 6% dos homens.

Ainda segundo o SEBRAE, empreendedoras brasileiras atuam principalmente em quatro atividades: serviços de alimentação, serviços domésticos, comércio varejista de roupas e cabeleireiros. Em relação à tecnologia, inovação e economia criativa ainda há um longo caminho a percorrer, mas também há oportunidades. Para o presidente do Sapiens Parque Daniel Leipnitz, é importante ter representatividade:

“As mulheres foram muito prejudicadas, principalmente nas gerações passadas, e ainda são minoria no universo da tecnologia. Precisamos eliminar o preconceito existente de que mulher não serve para exatas. Meninas e mulheres precisam de referências locais, de outras que moravam no mesmo bairro, que estudavam na mesma escola, e que conseguiram empreender e criar uma carreira”, diz.

“Essa parceria vai ao encontro disso, já que unimos forças para auxiliar os empreendedores da Grande Florianópolis a tirarem suas ideias do papel e a abrirem suas empresas. O empreendedorismo é um aliado da população, principalmente em momento de crise como esse que vivemos”, diz Wanderley Andrade, Gerente Regional Grande Florianópolis do SEBRAE/SC.

No programa, serão trabalhados temas como psicologia feminina, autoconfiança, jornada tripla e mulheres na tecnologia. As participantes terão apoio de mentoras mulheres, além de atividades como palestras e conversas com profissionais de diversas áreas.

“Já temos muitas empreendedoras em todas as nossas turmas, já recebemos inúmeras startups com equipes formadas apenas por mulheres, mas sentimos a necessidade de criar um programa pensado especialmente para este público, levando em conta suas especificidades e desafios”, conta o professor da UFSC e criador da pré-incubadora Luiz Salomão Ribas Gomez.

Vanessa Resende, ex-cocreator e CEO da Benvou, plataforma que reúne profissionais da área da saúde, bem-estar e beleza, conectando-os com pessoas e empresas, acredita que capacitação e empreendedorismo andam juntos.

“Nós temos resiliência, garra, mas ainda vejo dificuldade na questão de adaptação. Geralmente, as mulheres vêm de outras áreas e têm que estudar muito sobre o universo das startups. Eu mesma tive que aprender muita coisa sozinha, estudava à noite, pelo Youtube. É importante ter propósito, mas ainda mais se capacitar”, defende.

Mentora do projeto e CEO da Newspass, plataforma digital especializada em ajudar escolas de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares no ensino de atualidades, Carolina Cordioli acredita que ainda há um longo caminho na busca por diversidade.

“Chegar no mesmo lugar dos homens e não desistir. Isso às vezes é difícil. Mas nós já somos criadas para correr menos riscos. Os meninos podem se lançar em aventuras, subir em árvores. Para as meninas, dizem para tomarem cuidado. Isso precisa mudar”, finaliza a profissional.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC