Quatro navios fazem operação histórica após quase 15 anos no Porto de Itajaí; entenda

Esta é a primeira vez que os quatro berços são ocupados ao mesmo tempo desde a enchente de 2008, além da 30ª atracação de navio com veículos, a primeira desde a pandemia de Covid-19

Nesta terça-feira (15), Itajaí no Litoral Norte de Santa Catarina vive um momento histórico de retomada econômica e movimentação náutica. O Porto receberá quatro atracações simultâneas na mesma margem do rio Itajaí-Açu.

Esta é a primeira vez em que os quatro berços estão ocupados desde a recuperação das estruturas danificadas nas enchentes de 2008 e 2011. Entre as atracações, duas importantes retomadas: a 30ª atracação de navios com veículos, a primeira desde o início da pandemia em 2020 e a retomada dos navios cruzeiros.

Porto de Itajaí tem dia histórico com retomada de cruzeiros, navios com veículos e ocupação simultânea dos quatro berços – Foto: Secom Itajaí/DivulgaçãoPorto de Itajaí tem dia histórico com retomada de cruzeiros, navios com veículos e ocupação simultânea dos quatro berços – Foto: Secom Itajaí/Divulgação

Voltam para Itajaí, a partir desta terça-feira, as escalas de cruzeiros com o transatlântico Costa Diadema. A diversidade de navios traz um fato inédito na história do Porto: é a primeira vez em que os quatro berços serão utilizados simultaneamente para diferentes finalidades. Os outros dois navios atracarão com carga geral e contêineres.

Importantes retomadas

Os navios de transporte de carros atracaram pela última vez em Itajaí em dezembro de 2019. Desde a primeira operação, em junho de 2018, foram 34.933 carros importados. Ainda nesta terça-feira, o Porto de Itajaí vai superar os 35 mil veículos desembarcados.

Já a retomada da temporada de cruzeiros promete seis escalas até o mês de abril com estimativa de movimentação superior a 500 embarques e desembarques semanais.

Ao invés do navio Costa Fascinosa, que iniciou a temporada na cidade, o retorno das atracações ficará para o navio Costa Diadema. Com 306 metros de comprimento, o transatlântico possui maior capacidade que o anterior e conta com 756 cabines, 11 piscinas e hidromassagens, oito restaurantes, 11 bares, entre outras atrações.

O cruzeiro fará embarques e desembarques em Itajaí nos dias 15, 22 e 29 de março e 05, 08 e 12 de abril. Além de Itajaí, os passageiros do farão escalas em Santos, Rio de Janeiro e Búzios.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...