Quer dar uma guinada e ver seu negócio crescer? Conheça o Empretec, do Sebrae/SC

Mais de 70% dos empresários que participaram do seminário alavancaram os lucros já no primeiro ano

O Empretec capacita os pequenos empresários a desenvolver o comportamento empreendedor – Foto: iStockO Empretec capacita os pequenos empresários a desenvolver o comportamento empreendedor – Foto: iStock

Os impactos e desafios impostos pela pandemia do coronavírus mudaram as relações e transformaram os negócios em todo o mundo neste ano. Mais do que repensar estratégias, muitas empresas precisaram se reinventar para superar as adversidades e garantir um bom resultado no período.

A pandemia mudou o funcionamento de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil, número que equivale 31% do total. Outras 10,1 milhões, ou 58,9%, interromperam as atividades, apontam dados da segunda edição da pesquisa O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios, realizada pelo Sebrae.

Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!

Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!




    Mas como contornar este período e melhorar o desempenho? O Empretec, seminário realizado pelo Sebrae/SC, capacita os pequenos empresários a desenvolver o comportamento empreendedor, por meio de dinâmicas e práticas vivenciais que ajudam os participantes a aplicar os conhecimentos adquiridos.

    O seminário utiliza metodologia da ONU e é oferecido exclusivamente pelo Sebrae. Durante a formação, o empreendedor passa por uma semana de completa imersão, quando é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas.  O seminário faz ainda uma avaliação dos participantes baseada nas características: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

    De acordo com o Sebrae, mais de 70% dos empresários que participaram alavancaram os lucros já no primeiro ano, logo após colocarem em prática o que aprenderam no seminário.

    Aposta no conhecimento

    Anna Luiza Cardoso e Murilo Machado foram alguns dos empreendedores que investiram no Empretec do Sebrae/SC e tiveram bons resultados. Em fevereiro deste ano, o casal decidiu dar uma pausa nas profissões e empreender. Abriram, então o Frühstück Food TruckSem, em Joinville.

    Todo o processo foi desafiador, pois além de não terem muita experiência como empresários, logo após a abertura do negócio veio a pandemia do coronavírus, que deixou empreendedores e a população, de modo geral, apreensivos em todo o mundo. Apesar das adversidades, eles não se deixaram abalar e procuraram o suporte do Sebrae/SC. Agora, contam eles, com mais conhecimento, têm conseguindo administrar melhor o negócio durante a crise e fortalecer a marca no mercado.

    Anna Luiza contou com o seminário Empretec para impulsionar o seu negócio – Reprodução: NDTVAnna Luiza contou com o seminário Empretec para impulsionar o seu negócio – Reprodução: NDTV

    “Eu busquei a ajuda do Sebrae, eles me ajudaram bastante na questão de consultorias, esclarecer dúvidas, documentos que a gente precisava. Eles me ajudaram até a emitir documentos que eu precisava, nos deram todo o suporte de dúvidas, ajudaram a gente a fazer certificados “, afirma Anna Luiza.

    Os novos empresários, então, decidiram também participar do Empretec. “Isso foi fundamental, ele (seminário) te dá um soco no estômago, quando você está acomodado, viciado em fazer as coisas do mesmo jeito e acha que está certo. Eles dão muita energia para a gente, velocidade de decisão, orientam: decida rápido, analise rápido, faça pesquisa de campo rápido, isso foi muito importante para nós”, diz Machado.

    Anna Luiza concorda com ele. “Como eu nunca tinha empreendido antes, o Empretec veio para eu colocar o pé no chão, no sentido de ‘olha isso aqui não é uma fantasia, mas é possível, se é teu sonho a gente pode te ajudar, vamos gerar essa reação em você’. Então eles colocaram a gente em desafios, em atividades e dinâmicas para que a gente visse na prática como reagir mesmo diante de um mercado, dos nossos clientes, fornecedores”, acrescenta ela.

    Segundo o casal, com o apoio e as novas parcerias firmadas, eles têm aprimorado o negócio, ajustado processos e testado novas estratégias para conquistar o mercado e alavancar o crescimento do negócio.

    Mais informações sobre o Empretec

    1. Todos os anos, cerca de 10 mil participantes passam pelo seminário;
    2. 75% dos participantes ficaram muito satisfeitos, tendo atribuído notas 9 ou 10 para seminário. E a nota média da recomendação do Empretec alcançou 9,6 pontos.
    3. A maior parte das empresas, após participação no Empretec, além de um aumento no faturamento mensal, registou outras conquistas:
    • Melhoria no desempenho empresarial;
    • Mais segurança na tomada de decisões;
    • Ampliação da visão de oportunidades;
    • Aumento das chances de sucesso empresarial e, por consequência, reduzindo significativamente as possibilidades de fracasso.

    Como funciona

    São 60 horas de capacitação em seis dias de imersão, em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base dez características comportamentais:

    • Busca de oportunidade e iniciativa
    • Persistência
    • Correr riscos calculados
    • Exigência de qualidade e eficiência
    • Comprometimento
    • Busca de informações
    • Estabelecimento de metas
    • Planejamento e monitoramento sistemáticos
    • Persuasão e rede de contatos
    • Independência e autoconfiança

    Tendo esse perfil comportamental como modelo, o participante se autoavalia, identificando seus pontos fortes e fracos, e é novamente desafiado a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas. A mudança comportamental se reflete nos resultados pessoais e empresariais.

    Como funciona

    A pré-inscrição pode ser realizada diretamente nosso site http://sebrae.sc/empretec. Após o preenchimento das informações, nossos Analista de Negócios farão um contato para explicar os maiores detalhes e agendar a entrevista na qual são feitas perguntas relacionadas ao cotidiano do candidato, com o objetivo de identificar se é o momento ideal para a participação já que é um seminário transformador e mexe intrinsecamente com o comportamento do empreendedor. Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não a participar do seminário, e pode então, se matricular para o Empretec, mediante o pagamento da taxa.

    +

    Sebrae + Gestão