Retorno dos eventos marca uma década da Feira AgroPonte em 2021

Neste ano também são celebrados os 30 anos de Epagri, impulsionando a agricultura familiar e o agronegócio no Estado

Feira Agroponte terá a presença 40 associações e cooperativas participantes o agronegócio – Foto: Divulgação/NDFeira Agroponte terá a presença 40 associações e cooperativas participantes o agronegócio – Foto: Divulgação/ND

Apesar da pandemia, a vida no campo não parou em nenhum momento durante estes meses. A comida na mesa das pessoas não podia faltar, muito menos a produção de insumos. E, agora, com a retomada dos eventos, a Feira AgroPonte, vitrine da agricultura familiar e do agronegócio no sul de Santa Catarina, já tem data confirmada para acontecer: de 03 a 07 de novembro, no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma.

A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) participa da feira desde a sua primeira edição e, neste ano, é uma data especial, em que serão comemorados 30 anos de sua existência, juntamente com os 10 anos de AgroPonte. Nesta edição, terão cerca de 40 associações e cooperativas da agricultura familiar com produção alimentar, indústrias, revendas e concessionárias de máquinas, tratores, colheitadeiras, equipamentos, ferramentas, tecnologias e insumos para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária.

As motivações por trás da realização da AgroPonte

Impulsionar a divulgação e a valorização da agricultura familiar e do agronegócio, são alguns dos intuitos por trás da feira. “Para nós, esta edição além de ser simbólica pela retomada dos eventos e pelos 10 anos da feira, é também uma oportunidade de celebrar a data ao lado dos produtores da nossa região e do público que vier prestigiá-la”, menciona o diretor da NossaCasa Feiras & Eventos e responsável pela organização da AgroPonte, Willi Backes.

O engrandecimento da agricultura familiar e do agronegócio é um dos principais focos da feira Agroponte – Foto: Divulgação/NDO engrandecimento da agricultura familiar e do agronegócio é um dos principais focos da feira Agroponte – Foto: Divulgação/ND

Além dos expositores que já estão confirmados para participar da feira, muitas atrações também acontecerão durante os cinco dias de evento. Entre elas, na AgroPonte será possível conferir:

10ª Feira do Agronegócio e Agricultura Familiar;

8ª Feira Exposição de Animais;

5ª Feira Bovinos Comerciais Venda Direta;

3ª Exposição Oficial de Cavalos Crioulos;

1ª Exposição Sul Catarinense do Dorper e White Dorper.

De acordo com o gerente regional da Epagri em Criciúma, Edson Borba Teixeira, a AgroPonte permite a valorização dos agricultores, do seu trabalho e dos seus produtos. “Como o próprio nome diz, essa é uma feira que faz a ponte entre o consumidor e o agricultor, e a Epagri se sente parte deste evento”, ressalta. Além de organizar a exposição das cooperativas da agricultura familiar, durante a AgroPonte, a Epagri demonstrará sua trajetória junto aos agricultores e pescadores de Santa Catarina, bem como os avanços e desafios superados ao longo de seus 30 anos.

Aproximação entre consumidores e produtores é um dos focos dos principais focos da feira – Foto: Divulgação/NDAproximação entre consumidores e produtores é um dos focos dos principais focos da feira – Foto: Divulgação/ND

“Para nós, é uma oportunidade de mostrar ao público urbano todo o trabalho que realizamos em conjunto com as famílias de agricultores. Por outro lado, uma agroindústria familiar que participa de uma AgroPonte está preparada para acessar o mercado formal, sendo uma importante oportunidade de negócio”, acrescenta Edson. Ainda em alusão aos seus 30 anos, será desenvolvida na feira uma ação social de arrecadação de alimentos para a Casa Guido, localizada em Criciúma, que atende crianças e adolescentes com câncer. Além disso, a Epagri também oferecerá a elas e suas famílias, um dia especial de acolhimento para visitarem a feira.

Três décadas de Epagri marcam o desenvolvimento do ramo no Estado⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Epagri tem papel fundamental para colaborar com a estruturação das propriedades para ganhar o mercado. E agora, em novembro, já são 30 anos realizando essa e muitas outras contribuições aos produtores de Santa Catarina e também aos consumidores, que podem usufruir de produtos frescos com qualidade.

Epagri marcara presença na feira comemorando seus 30 anos – Foto: Divulgação/NDEpagri marcara presença na feira comemorando seus 30 anos – Foto: Divulgação/ND

Durante todo este tempo de prestação de serviços, a Epagri tem uma missão clara: promover o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade. “Santa Catarina é hoje um modelo para o Brasil em agricultura familiar com sustentabilidade econômica, ambiental e social. Em 2020, em plena crise sanitária e econômica, o Estado catarinense alcançou o maior Valor de Produção Agropecuária (VPA) da história: R$40,9 bilhões. No ano passado, a agropecuária catarinense também bateu recorde de participação no valor de exportações do Estado: 70,2%”, destaca a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter.

Santa Catarina ocupa pouco mais de 1% do território nacional e, mesmo assim, se destaca em importantes cadeias produtivas agrícolas, como cebola, maçã, molusco, suíno, frango e arroz. Neste momento, a Epagri atua em todos os municípios do Estado com extensionistas, além de dispor de 13 unidades de pesquisa e outros 13 Centros de Treinamento estrategicamente localizados em Santa Catarina. “Nestas três décadas, caminhamos ao lado dos agricultores e dos pescadores catarinenses, desenvolvendo tecnologias e compartilhando conhecimento, o que resulta em alimentos limpos na mesa dos cidadãos da cidade”, reflete Edilene.

Todas estas menções deixam claro que o Estado localizado no sul do Brasil, tem papel fundamental na agroindústria e tem se destacado pela sua produção e dedicação ao ramo. Sejam pequenos produtores, cooperativas e associações de agricultura familiar, equipamentos e tecnologias para a produção no agronegócio, agricultura e pecuária… tudo poderá ser conferido na AgroPonte, que acontece no início do próximo mês, em Criciúma.

+

Agroponte

Loading...