Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Safra da tainha deste ano supera a de 2020 em Santa Catarina

A quase dois meses do fim, todas as modalidades estão acima do ano anterior, com destaque para a modalidade de arrasto de praia

Um balanço feito pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca da safra da tainha deste ano aponta que, de 1º de maio até esta terça-feira (8), foram capturadas 403 toneladas de tainha na modalidade de arrasto de praia. Os números superam os de 2020, quando foram pescadas 362 toneladas.

Praia dos Ingleses lidera ranking de tainhas capturadas na Capital – Foto: Cristiano, ZapZap da Tainha/Divulgação/NDPraia dos Ingleses lidera ranking de tainhas capturadas na Capital – Foto: Cristiano, ZapZap da Tainha/Divulgação/ND

As praias dos Ingleses, em Florianópolis, e a da Pinheira, em Palhoça, foram as que mais encheram as redes até agora.

Na modalidade de emalhe-anilhado, que iniciou a pesca no dia 15 de maio, foram retiradas do mar 536 toneladas de tainha, que corresponde a 59% da cota liberada, superando também os números do ano passado.

Já a pesca industrial, que teve a atividade liberada no dia 1º de junho, atingiu 17% da cota, com 86 toneladas. A safra segue até o dia 31 de julho.

*Interino: Daniel Hugen, editor executivo do Balanço Geral Florianópolis.