Saiba como impulsionar seus negócios com a consultoria especializada do Sebrae

Por meio de uma análise detalhada, serviço verifica exatamente em quais áreas cada empresa precisa investir e capacita empresários a traçar um plano estratégico de ação

Os impactos e desafios impostos pela pandemia do coronavírus mudaram as relações pessoais e profissionais e transformaram os negócios em todos os segmentos econômicos mundiais. Muitos brasileiros encontraram no empreendedorismo a saída para driblar as dificuldades neste período.

Apenas nos primeiros nove meses de 2020, o número de MEIs (microempreendedores individuais) cresceu 14,8% no país, em relação ao ano passado, apontam dados do Portal do Empreendedor. Em todo o ano, foram abertas 1.470.484 novas empresas.

Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!

Separamos materiais exclusivos, que você pode ter acesso de graça através do formulário abaixo!




    Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o país deve registrar, até o final de dezembro, o maior número de novos MEIs da sua história. No entanto, para que o negócio se consolide, supere os obstáculos e cresça, é preciso conhecimento sobre temas-chave como empreendedorismo, liderança, gestão e visão estratégica.

    Conheça a consultoria especializada do Sebrae – Foto/Divulgação: Sebrae – Foto: SebraeConheça a consultoria especializada do Sebrae – Foto/Divulgação: Sebrae – Foto: Sebrae

    Uma das formas de agregar estas ações estratégicas ao dia a dia da empresa é investir em consultorias especializadas, que analisam todas as áreas da empresa e propõem soluções para problemas complexos enfrentados pelos pequenos negócios. Em Santa Catarina, o Sebrae oferece este serviço, com foco em ajudar a empresa a aprimorar a visão sistêmica e estratégica do negócio.

    Soraya Tonelli, Gerente de Mercado do Sebrae/SC – Reprodução: NDTVSoraya Tonelli, Gerente de Mercado do Sebrae/SC – Reprodução: NDTV

    Soraya Tonelli, Gerente de Mercado do Sebrae/SC, explica que a consultoria especializada atua em nível macro, nas áreas clássicas de gestão de planejamento empresarial, gestão financeira, gestão de marketing e vendas, de processos e de pessoas: “Quando o empresário procura o Sebrae para buscar auxílio, primeiro é feito um diagnóstico da empresa.  Um especialista levanta a situação do negócio, identifica quais as adversidades e desafios estão sendo enfrentados e, a partir daí, é traçado um plano de ação para resolver essas questões”, afirma.

    Ela destaca a importância do levantamento feito pelo órgão para obter um bom desempenho: “O processo de consultoria é tão efetiva porque vai realmente na ferida, trabalha cirurgicamente onde é preciso porque se partiu de um diagnóstico, se tem conhecimento da situação, foi feito um mapeamento e se colocou um prognóstico com a receita dos remédios. Desta forma, conseguimos definir o que a empresa precisa fazer para restabelecer o caminho do sucesso, do crescimento”, enfatiza.

    Ajuda para melhorar a gestão

    Somente no ano passado, o Sebrae/SC realizou mais de 50 mil consultorias em pequenos negócios catarinenses. Em 2020, já são 38 mil consultorias, a maioria delas nas áreas de finanças e marketing e vendas. Um dos empreendedores atendidos, o Valter Allkaz, proprietário da Allkaz Equipamentos, em Biguaçu, conta que a assessoria fez toda a diferença para que o negócio deslanchasse e conquistasse hoje os mercados nacional e internacional.

    Allkaz explica que há seis anos, trabalhava como representante comercial de produtos para a construção civil, quando identificou uma demanda para ensacar areia, processo que era feito manualmente. Ele criou, então, uma máquina para otimizar a atividade. Depois a adaptou para ensacar terra vegetal, asfalto frio e outros produtos. Hoje, a empresa dele tem 26 funcionários e já vendeu mais de mil máquinas no Brasil e 21 países, entre os quais estão EUA, Noruega, Suécia e Angola.

    Valter Allkaz, proprietário da Allkaz Equipamentos – Reprodução: NDTVValter Allkaz, proprietário da Allkaz Equipamentos – Reprodução: NDTV

    O empresário diz que a ajuda do Sebrae fez toda a diferença nessa transição da profissão de representante comercial para empresário:

    “Procurei o Sebrae/SC e comecei a fazer cursos e consultoria. Estruturamos a empresa a partir destas orientações que recebi. O Sebrae me deu toda assessoria para me tornar, hoje, um empresário de sucesso. Todas as consultorias foram relevantes, porque passamos a ter estratégias, organizei as finanças, separei a  pessoa física da jurídica, por exemplo. Me ajudaram na parte da aquisição de matéria-prima e foi sensacional a ajuda na parte comercial. Hoje, nenhuma empresa vai para a frente se não tiver um bom setor de vendas”, ensina ele.

    As consultorias especializadas são realizadas pelo Sebrae/SC em diversas áreas, como a gestão de planejamento empresarial, gestão financeira, gestão de marketing e vendas, de processos e de pessoas. Os profissionais do Sebrae fazem um diagnóstico da empresa, e a partir daí, traçam um plano de ação para resolver as dificuldades e colocar o negócio no rumo de crescimento.

    Acesse e receba notícias de Biguaçu e região pelo WhatsApp do ND+

    Entre no grupo

    +

    Sebrae + Gestão