Shopping Itaguaçu: referência, tradição e inovação

O primeiro shopping do Sul do Brasil oferece opções para todos os públicos e segue se reinventando para o futuro

Presente há mais de 39 anos na vida da população da Grande Florianópolis, o Shopping Itaguaçu segue em constante evolução, e nos últimos 15, se tornou referência no dia a dia das pessoas e no desenvolvimento da cidade de São José. Em busca de inovação, o estabelecimento também adota práticas sociais e ambientais, e, com a preocupação de entregar o melhor ao seu público e a comunidade ao seu redor, procura “viver o momento” visando adequação, para ficar cada vez mais do seu jeito.

Empreendimento faz parte do cotidiano da população da Grande Florianópolis há mais de 39 anos – Foto: Divulgação/NDEmpreendimento faz parte do cotidiano da população da Grande Florianópolis há mais de 39 anos – Foto: Divulgação/ND

A parceria com a comunidade é algo rotineiro na trajetória do Shopping, os moradores da região vêm sendo privilegiados com campanhas comunitárias que estabelecem parcerias entre o poder público e a iniciativa privada. Uma das mais expressivas foi a construção da passagem de nível da Rua Domingos Zanini, sob a BR-282, a Via Expressa. Com esta mudança no sistema viário, o Itaguaçu uniu as regiões de Barreiros e Campinas.

A área posteriormente tornou-se referência na região, abrigando órgãos públicos como a Prefeitura Municipal de São José e o Fórum. O estabelecimento é o parceiro mais antigo do projeto Mexa-se, desenvolvido pela Secretaria de Educação de São José, que completou 21 anos em 2020. Ao ser identificada uma carência de áreas verdes na cidade, foram criadas pistas de caminhada e três módulos esportivos que são usados pelos moradores e trabalhadores da região. O Mexa-se estimula a prática de exercícios na comunidade, oferecendo espaço gratuito e seguro para que o cidadão cuide bem de sua saúde.

Preocupação com a sustentabilidade

O Shopping sempre se preocupou com as questões sustentáveis, não é à toa que possui há mais de 20 anos uma central de triagem própria de resíduos, que entre 2017 e 2021, reciclou mais de 283 toneladas de materiais. Além disso, o local também conta com uma máquina de compostagem acelerada, que transforma resíduos orgânicos em adubo, e no mesmo período de cinco anos reciclou 177 toneladas, totalizando 461 toneladas de resíduos poupados dos aterros da cidade.

O estabelecimento recebeu o Selo Verde, ou seja, recicla 100% do resíduo sólido gerado. Há também um eletroposto, para o carregamento de veículos elétricos em suas dependências, o projeto é uma iniciativa da Celesc Distribuição S.A., dentro do programa de pesquisa e desenvolvimento da Aneel, para estudar o carregamento de veículos elétricos, seus impactos na rede de distribuição e a forma de inserção dos eletropostos no mercado nacional, para completar, o Shopping uma campanha socioambiental, que consiste no Projeto Rotary, com o apoio da comunidade são arrecadados lacres de latas de bebidas e alimentos visando reduzir o impacto do lixo no meio ambiente e reverter essas doações em um presente a quem precisa.

Recentemente, o Shopping passou por reformas e colocou em prática um plano de expansão, buscando novas marcas e lojas, que hoje fazem parte do mix de opções oferecido ao cliente, como o Johnny Rockets, única unidade da franquia americana em Santa Catarina, The Coffee e Petz. Junto dos novos projetos, o empreendimento também inaugurou o Boulevard Itaguaçu, um espaço gastronômico que reúne renomados restaurantes para atender a todos os perfis de clientes, de todas as idades.

A tecnologia não fica de fora do radar do Shopping, que é o primeiro do país a disponibilizar a possibilidade de pagamentos em seu próprio Web App. O estabelecimento também venceu, em diversas ocasiões, o Prêmio Top Mind, na categoria shopping center mais lembrado da Grande Florianópolis, sendo nomeado pela última vez em 2020.

Também no ano passado, inovando mais uma vez, em meio a pandemia, o Itaguaçu promoveu a campanha Cine Drive-In de namorados, para interagir com o público, e foi um dos primeiros do Brasil a lançar o projeto no setor de shopping center.

A sustentabilidade sempre foi um dos focos do empreendimento – Foto: Divulgação/NDA sustentabilidade sempre foi um dos focos do empreendimento – Foto: Divulgação/ND

Para o futuro, o Itaguaçu pretende intensificar cada vez sua habilidade de se adequar ao momento e às tendências desejadas pelos seus clientes. Além de ser um shopping de referência, a ideia é abrir seu leque, recebendo um público de todos os perfis. Conhecido como “o shopping da família”, o Itaguaçu continua a ressignificar o que é construção familiar, abordando todos os tipos de configurações.

Além dessas transformações, também se adapta a cada nova geração: da X para Millenium e Z, respectivamente. O Shopping passou a se conectar e se aproximar do seu público nas redes sociais, sempre à frente das tecnologias do varejo, ficando por dentro de todas as tendências do nicho de mercado que se insere.

+

Especial ND 15+15

Loading...