Símbolo da rede de lojas Havan foi ideia de uma criança

Estátua da Liberdade, que caracteriza a rede de lojas de Luciano Hang, foi ideia de um menino de 9 anos; veja mais curiosidades

Dono de um patrimônio imensurável e com status de super-herói – literalmente -, o empresário e dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, desperta curiosidade, move multidões e arranca olhares por onde passa.

Lojas Havan: inspirada na Casa Branca e também idealizada por um menino de 9 anos – Foto: Havan/DivulgaçãoLojas Havan: inspirada na Casa Branca e também idealizada por um menino de 9 anos – Foto: Havan/Divulgação

Quem presume sua fortuna e o tacha pelo seu posicionamento ideológico, desconhece um lado humano que perpassa todo o cidadão que se prese.

Mais que isso, não imagina que a ideia da estátua que caracteriza suas lojas partiu de uma criança de 9 anos. O megaempresário, inclusive, usa o exemplo desse jovem para resumir um de seus lemas: “Boas ideias só são boas quando postas em prática, senão, são apenas ideias”.

Era começo da década de 90 quando, já com duas lojas inauguradas, Luciano Hang já havia “importado” dos Estados Unidos a arquitetura da Casa Branca.

Foi por meio de um cartão postal adquirido na terra do Tio Sam que Hang inspirou ilustrar suas lojas. Foi a partir dessa definição que, em um belo dia, ouviu do jovenzinho a provocação para que usasse a Estátua da Liberdade como imagem.

“Já que tem a Casa Branca, que tenha a estátua também”, teria dito o jovem ao empresário que, admite, fora convencido.

O uso dos elementos, inclusive, tem uma condição de representação, segundo repassado pela assessoria do empresário, de “democracia, liberalismo econômico e a liberdade de escolha”.

A contagem da unidades da Havan, inclusive, precisa ser constantemente atualizada: a última loja inaugurada foi em Capão da Canoa (RS), a de número 155 em todo o País.

Imponência

Outra curiosidade diz respeito ao tamanho da estátua. Uma delas, no município de Barra Velha, soma 57 metros de altura. Ela possui um elevador panorâmico e um mirante com vista para o mar no local.

As demais lojas, no entanto, possuem um monumento com 35 metros de altura.

Estátua da Havan, em Barra Velha, mede 57 metros. A maior de todas – Foto: Divulgação/HavanEstátua da Havan, em Barra Velha, mede 57 metros. A maior de todas – Foto: Divulgação/Havan

Havan

O nome Havan, apesar de soar com naturalidade pela disseminação das lojas Brasil a fora, também tem uma origem, no mínimo, peculiar.

Trata-se da fusão entre Hang e Vanderlei, antigo sócio da empresa. A primeira loja, inclusive, foi inaugurada em 1986 em um espaço de 45m², em Brusque.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Economia SC