Um novo conceito para Florianópolis

Inovadora desde sua concepção, Furtado de Mendonça construiu primeiros empreendimentos comerciais de grande porte na SC-401, no Norte da Ilha

Construído há 19 anos naSC-401, no Norte da Ilha, o Shopping Casa & Design se tornou referência para outros empreendimentos – Divulgação/ND

Com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,847, muito acima do índice nacional em 0,759, Florianópolis está em terceiro lugar no país nesta classificação. O índice mede o nível de desenvolvimento humano dos países e municípios e utiliza como critérios indicadores de educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade (esperança de vida ao nascer) e renda (PIB per capita). O número é comparado ao de Portugal e maior que o de todos os países na América do Sul.

A qualidade de vida, suas belezas naturais, com 42 praias registradas, encantos e potencial levaram a Furtado de Mendonça a escolher a capital catarinense para ser a sede da construtora e incorporadora, que já nasceu pioneira em inovação e trouxe um novo conceito para a cidade. Sempre focada em desbravar o novo, a empresa apresenta um diferencial em cada empreendimento realizado na Capital e utiliza processos tecnológicos avançados para o desenvolvimento de projetos residenciais e comerciais de alto padrão.

A constante busca pela renovação levou a empresa a desbravar a região Norte da Ilha, onde construiu, há 19 anos, o shopping Casa & Design, primeiro empreendimento comercial de grande porte na rodovia SC-401 e que se tornou referência para outros complexos comerciais, erguidos posteriormente na área. “Não havia nada além da rodovia até então, que liga o Centro às praias do Norte da Ilha. Era uma área desvalorizada para investimentos, mas percebemos seu potencial para concentrar empreendimentos comerciais e investimos. Desde então, os olhares da cidade se voltaram para o Norte, que hoje concentra grandes empresas, de diferentes segmentos econômicos”, afirma Celso Furtado de Mendonça, diretor da empresa.

O Casa & Design surgiu com a ideia de reunir, em um só local, serviços e produtos do ramo de decoração, até então distribuídos em diferentes pontos da cidade, e se consolidou no setor com a presença de conceituadas grifes nacionais e produtos de qualidade. Mais tarde, o mix do empreendimento foi reforçado com marcas de gastronomia, e, hoje, abriga também uma cervejaria, restaurantes e padaria gourmet.

Projeto do Techno Towers conta com mais de 30 mil m² de área verde e seis torres no complexo – Divulgação/ND

Aposta em um grande complexo comercial

O Techno Towers, construído ainda em 2010, também na SC-401, no Norte da Ilha, é outra obra que reforça o pioneirismo da incorporadora, que investiu em um grande complexo comercial de escritórios na região. A primeira torre do empreendimento foi aberta em 2014.

Sua estrutura foi projetada com soluções inteligentes para oferecer conforto e segurança, com um projeto sustentável, que oferece espaços integrados com a natureza e que proporcionam uma convivência coletiva. O projeto conta com mais de 30 mil m² de área verde e seis torres no complexo, com capacidade para receber de 5.000 a 6.000 pessoas por dia. Em 2019, o Techno Towers inaugurou o segundo prédio, que prevê também espaços menores para escritórios de serviços.

Hoje, a área é considerada uma das principais rotas comerciais de diferentes segmentos na Capital e também berço da inovação no município. Apenas no setor de tecnologia, também concentrado na região, a Grande Florianópolis tem mais de 3.000 empresas e emprega mais de 16 mil pessoas (em uma cidade com cerca de 450 mil habitantes).

Retorno para a comunidade

A Furtado de Mendonça também trouxe para Santa Catarina o conceito verde de construção civil, focado na qualidade de vida e em soluções sustentáveis para diminuir o impacto ambiental. Essa é mais uma missão da empresa, que se compromete em desenvolver projetos de educação e esporte nas comunidades locais.

A intenção, segundo Celso Furtado de Mendonça, é sempre entender e firmar uma parceria com a comunidade que abriga os empreendimentos. Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a empresa realizou uma ação social com o objetivo de beneficiar a comunidade do Saco Grande, onde está localizado o Casa & Design. Por meio do projeto, chamado Máscara do Bem, a pessoa interessada doava o alimento desejado e recebia máscaras em troca. Os alimentos arrecadados foram distribuídos para os moradores locais.

Durante a construção do Techno Towers, também foi construída a praça pública em frente às torres. O espaço é utilizado tanto pelas pessoas que trabalham no empreendimento, como pelos moradores da região.

A Marina Phillipi, localizada na Lagoa da Conceição, é outro exemplo de empreendimento com retorno para a cidade. Quando construiu o loteamento, a Furtado de Mendonça ergueu também no local a sede da Amocanto (Associação dos Moradores do Canto da Lagoa), um centro de atividades voltado ao público do Canto da Lagoa.

+

Aniversário ND