Quem é o vendedor de carros super sincero de Joinville que faz sucesso nas redes sociais

Com milhares de visualizações, loja localizada na zona Sul da cidade faz propaganda apontando defeitos dos veículos

“Estamos vendendo essa Ranger aqui 2007. Sete anos de azar pra você que comprar essa aqui”. É com esse jeitinho sincero e totalmente espontâneo que o comediante Rodrigo Shnem de Oliveira – ou o Tucano para os íntimos – inicia os vídeos para divulgar os carros de uma loja localizada na zona Sul de Joinville, no Norte do Estado.

Vídeos fizeram sucesso nas redes sociais – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Com um sotaque no melhor estilo “peixeiro”, o “vendedor sincero”, como está sendo conhecido, vem fazendo sucesso nas redes sociais não só na cidade catarinense mas em todo o país. Através de vídeos curtos, ele divulga os carros de uma maneira engraçada e com um jeito peculiar.

A ideia surgiu em maio deste ano. Maicon Kafka, dono da loja, convidou o Tucano para que fizesse a divulgação dos veículos nas redes sociais. Foi a partir daí que surgiu a ideia de fazer a propaganda um pouco diferente do que se vê normalmente.

“As propagandas sempre falam bem dos carros. Mas, pensamos: por que não sair um pouco do normal? Foi aí que começamos a pensar nessa abordagem diferente. A intenção não é queimar a marca. Mas, geralmente, pegamos aquelas que já tem histórico de dar problema e fazemos essa divulgação inversa”, explica.

Jeito espontâneo ganhou o público

No início, a dupla sentiu receio de que o público não fosse comprar a ideia, principalmente por conta dos palavrões e da maneira “informal” com que eles falavam sobre os veículos.

“Eu fiquei com um pé atrás, mas dai eu disse ‘quer saber? Rodrigo, da-le do teu jeito!’”, relembra Maicon.

E o jeito do Rodrigo deu certo. O primeiro vídeo foi publicado no dia 12 de maio e já ganhou o coração de quem assistiu. Mas, foi com a publicação sobre uma Fiat Doblô que a história viralizou para todo o país.

“Depois do vídeo, a Doblô vendeu em dois dias. Tinha gente de outros estados ligando querendo comprar. O vídeo repercutiu demais”, relembra Maicon.

Os vídeos bombaram tanto que já chegaram até em outros países, como a Austrália, segundo Maicon. Além disso, várias páginas passaram a compartilhar a publicação, o que aumentou o sucesso de Tucano e também da loja.

Improviso é a chave do sucesso

Segundo Maicon, as gravações ocorrem uma vez por semana e acontecem na base do improviso.

“Ele [Maicon] me passa o tema e em cima disso eu crio a cena. Não é uma coisa montada, é espontâneo mesmo”, conta Tucano, que também trabalha como comediante de stand-up.

A identificação foi tanta que até o bordão “Queix? Pega!”, falado por Tucano em todos os vídeos, vem fazendo sucesso entre o público. Para ele, o que mais ajudou na repercussão foi a identificação das pessoas.

“Agora neste tempo de pandemia todo mundo está em casa, no home office. Quando recebe o vídeo, acaba saindo da rotina e se identificando. Ou até vê meu jeito de falar e acaba lembrando de uma pessoa”, conta.

O segredo é o improviso

Mas, engana-se quem pensa que o sucesso ficou apenas na internet. As vendas nas lojas cresceram após o conteúdo viralizar. Para Maicon, o segredo está no improviso.

“Acredito que o sucesso é: agir naturalmente e fazer tudo no improviso”, conta.

Veja mais vídeos do “vendedor sincero”:

+

Economia SC