VÍDEOS: Em lanços generosos, mais de 10 mil tainhas são capturadas em praia de Florianópolis

A temporada de pesca iniciou no dia 1º de maio e se estende até o dia 31 de julho; sábado registrou boa quantidade de peixes nas regiões Leste, Sul e Norte da Ilha

A captura de tainha nas praias de Florianópolis rendeu para os pescadores na manhã deste sábado (28). Foram registradas lanços que totalizaram mais de 10 mil peixes apenas na Barra da Lagoa, na região Leste de Florianópolis.

As mais de 10mil tainhas registradas em Barra da Lagoa – Foto: Divulgação/NDAs mais de 10mil tainhas registradas em Barra da Lagoa – Foto: Divulgação/ND

As mais de 10 mil tainhas capturadas impressionou pescadores, moradores e turistas que estavam na Barra da Lagoa e que ajudaram a puxar as redes.

No Campeche, Sul da Ilha, também foram registradas grandes quantidades de tainhas capturadas. O número oficial ainda não foi confirmado.

Confira os registros:

Pesca de tainha na Barra da Lagoa, em Florianópolis – Vídeo: Pesca de tainha na Barra da Lagoa, em Florianópolis

Registro de tainha na Barra da Lagoa – Vídeo: Divulgação/ND

Registro da pesca na praia do Campeche, no sul da ilha – Vídeo: Divulgação/ND

Na Praia Brava, na região Norte da Capital catarinense, a pesca também foi farta. Cerca de 1.600 peixes foram capturados.

Veja o registro:

Registro feito na Praia Brava, com cerca de 1.600 tainhas pescadas – Foto: Divulgação/NDRegistro feito na Praia Brava, com cerca de 1.600 tainhas pescadas – Foto: Divulgação/ND

Irregularidades na pesca

Na última quinta-feira (26) foram registradas três denúncias relacionadas à irregularidades na pesca da tainha em Florianópolis. Os casos ocorreram nas praias do Campeche, Morro das Pedras e Naufragados.

Os pescadores descumpriam as distâncias estabelecidas pela portaria federal nº 24 de 2018, que define normas para as diferentes práticas de pesca.

A portaria que regula a pesca da tainha pode ser consultada neste link.

Abertura da temporada de tainha

A temporada começou em 1º de maio e vai durar 90 dias. Para celebrar a cultura local e marcar a abertura oficial da temporada de pesca, uma missa foi realizada na praia do Moçambique, em Florianópolis.

O período de pesca vai até 31 de julho e a expectativa é positiva. Conforme o secretário municipal de Pesca Florianópolis, Adriano Weickert, “no ano passado foram capturadas 217 mil tainhas. Nós estamos muito esperançosos de ultrapassar essa marca, a marca de mais de 300 mil tainhas, que dá o equivalente a 400 toneladas de tainhas capturadas”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia SC

Loading...