A receita do sucesso

Puxa! Que pena, meus amigos! Não sei a receita do sucesso! Mas a do fracasso é fácil: Querer agradar a todos, sempre!

Divulgação / ND Online

Gerson Raul Persike

Isso é impossível, porque nunca conseguiremos atingir todas as expectativas, cumprir todas as obrigações, sorrir sempre…

Afinal, você consegue correr com um carro a 200 km por hora durante todo o tempo? Claro que não! Ou o motor funde ou você bate.

Uma vez ou outra se vai falhar e não se martirize por isso. Todos, sem exceção, em algum momento não conseguem dar o seu melhor.

Mas, eis um ingrediente da receita do sucesso: Acertar mais do que errar!

Não tenha medo de agir; afinal, só erra quem tenta acertar. Muito pior é ficar ancorado no porto da inércia, sem fazer nada, sem ter planos e ações e apenas criticar o outro que está navegando.

Na verdade, muitas vezes, nos preocupamos demais com o que os outros podem pensar se agirmos com mais velocidade, competência e eficácia. Isso, por incrível que pareça, é muito comum nas empresas. O profissional pensa:

– Eu não vou fazer mais do que eu posso, mostrar todo o meu potencial. Senão, o que os outros irão pensar de mim? Que eu sou um “Caxias”?

 E, nessa de ficarem pensando muito sobre o que os outros vão achar, as pessoas acabam perdendo as boas oportunidades e não se expõem positivamente. E é aquela história: Quem não é visto, não é lembrado!

Já vi muita gente fazendo só o “feijão com arroz” quando podia estar fazendo um “salmão com trufas”. Ou seja: Fazendo só o básico, quando tinha potencial para ir muito além. É claro que devemos nos preocupar com a correta execução das rotinas. Isso é fundamental; mas, se quisermos alçar voos mais altos, devemos pensar em fazer o “algo mais”.

Só para ilustrar: Numa conversa, nestes dias, a esposa de um amigo estava dizendo que seu marido faz muito mais do que devia. Chega mais cedo no trabalho, sai mais tarde; procura sempre novos conhecimentos; enfim, faz muito mais, sempre… Pois é! Só que este profissional começou como estagiário nesta empresa e hoje é diretor! E, com certeza, o cargo de diretor não caiu do céu. Foi conquistado, justamente, por este profissional estar fazendo o “algo mais”, com competência e comprometimento.

Se ficarmos pensando sobre o que os outros vão achar, quando sabemos que podemos fazer mais, vamos, eternamente, nos anular em nossos potenciais e perder as grandes oportunidades que a vida nos traz.

Faça por você, pelo seu crescimento profissional. O reflexo virá positivamente nos resultados de seu trabalho que será, também, o êxito de sua empresa. Assim, você estará preparando esta receita: a do Sucesso!

Uma semana de sucesso é o que vamos e merecemos ter!

 

——————————————————————————————————————–

Gostando de nossos textos semanais? Mande sua opinião ou nos contate para ações em sua Empresa pelo e-mail: comercial@cmtreinamento.com.br

Acesse nosso site: www.cmtreinamento.com.br

 

Gerson Raul Persike é um especialista em atendimento, vendas, telesserviços e preparação de lideranças empresariais. Filósofo e formado no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, aplica assessorias nas áreas de gestão de talentos, capacitação de lideranças e formação de equipes motivadas e produtivas. Empresário, é diretor da empresa “Comunicação & Mercado – Treinamentos Empresariais”, escritor, colunista, consultor e palestrante internacional. Efetua, também, cursos, treinamentos, palestras motivacionais, gestão e planejamentos comerciais e de atendimento para Organizações de sucesso no Brasil e exterior.