Associação Empresarial de Joinville comemora 105 anos de atividades

Lançamento do código de ética da associação e palestra com o professor Leandro Karnau marcam comemorações nesta segunda-feira na sede da Acij

Carlos Junior/arquivo/ND

Código de ética que será lançado nesta segunda-feira na Acij explicita os procedimentos na interação com conselhos, diretorias, força de trabalho, associados, sociedade, governo, poder público, entidades empresariais, fornecedores, mídia, comunidade e classe política

Nesta terça (16) a Acij (Associação Empresarial de Joinville) completa 105 anos e em comemoração ao aniversário a entidade está lançando o seu código de ética, o que para o atual presidente, João Joaquim Martinelli, é um importante passo na consolidação da governança corporativa da associação. “É uma crença pessoal minha de que a ética garante a perenidade das empresas e a empresa que não é ética pode até ir bem no curto prazo, mas não se estende por muito tempo”, afirmou Martinelli.

O documento explicita os procedimentos na interação com conselhos, diretorias, força de trabalho, associados, sociedade, governo, poder público, entidades empresariais, fornecedores, mídia, comunidade e classe política. “Organizações sustentáveis estão muito conscientes de que sua reputação corporativa é fruto da comunicação e fortalecimento público de seus valores e ideais”, disse Martinelli em carta para os associados.

O lançamento de um código de ética cai bem em um momento em que impera a desconfiança da população brasileira frente às organizações políticas. “Em um momento como o que vivemos hoje, nada melhor do que lançarmos um código de ética de forma visível, transparente, para que sejamos cobrados a atuar de acordo com estes valores”, acrescentou o presidente.

As comemorações vão ocorrer nesta segunda (15), na sede da entidade, e além do lançamento do código de ética, haverá uma palestra com o Doutor em História pela USP (Universidade de São Paulo) e professor da Unicamp, Leandro Karnal, a partir das 18h30. A reunião marca o retorno dos encontros semanais da Acij.

Entretanto, a classe empresarial não tem muito que comemorar neste aniversário de 105 anos da Acij. A recessão econômica que vem castigando o país resultou no agravamento da crise financeira de empresas, como a Wetzel, que agora está em recuperação judicial, e o consequente fechamento de milhares de vagas de emprego em Joinville.

A principal queixa da entidade é quanto à falta de ação dos políticos. “Precisamos de uma novidade política, mas se o governo não faz nada, temos que fazer a nossa parte e ter absoluta convicção de que quem vai salvar o nosso país seremos nós mesmos. Temos que continuar arregaçando as mangas e trabalhar porque temos mais de dez mil empregos para recuperar”, declarou o presidente da associação.

Datas
Trajetória da Acij

1911 – Fundação oficial da Acij. Surgiu com ações sobre tributação, transportes e comunicação. Hermann August Lepper foi o primeiro presidente.

1915 – Para promover as transações comerciais no Estado de Santa Catarina, decide-se intervir por meio do Conselho Municipal providências necessárias para melhorar o desempenho econômico através de políticas de incentivo

1927 – Acontece a fusão entre a Associação dos Varejistas e o Centro Industrial de Joinville. É nesse momento que se constitui o capital simbólico da Associação Comercial de Joinville.

1944 – Acij contribuiu para a instalação em Joinville do Senac, Sesc, Senai e Sesi.

1973 – Acij firma convênio com a Udesc para implantar cursos noturnos de Engenharia Mecânica e Metalurgia, em Joinville

1975 – Acij propõe ao governo do Estado a construção de um Hospital Regional em Joinville

1990 – Acij encabeça uma mobilização com os três Estados do Sul reivindicando a duplicação da BR-101

1994 – A Acij lidera a Campanha Vote Certo, Vote por Joinville. Visando a maior representatividade de Joinville no Legislativo Estadual e Federal.

 2003 – Núcleo de Jovens Empresários cria Feirão do Imposto e Expogestão, iniciativas que ganham projeção nacional

2007 – Após projeto de lei sugerido pela Acij,  o município não pode mais lançar novos impostos e taxas depois de 30 de outubro.

 2010 – A calçada do Nosso Batalhão se torna pista de caminhada e corrida, numa ação coordenada pela Acij.

 2013 – Acij arrecadou recursos e instalou equipamentos melhorando a infraestrutura do Hospital Municipal São José com a Campanha “Eu Abraço o São José”. O objetivo foi o de atender as demandas emergenciais.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Economia

Loading...