Garagem 360

Blog automotivo focado em serviços. Novidades, dicas e informações para manter o seu carro sempre em perfeitas condições de uso.


BMW desenvolve ciclo de materiais sustentáveis para células de bateria

BMW desenvolve ciclo de materiais sustentáveis para células de bateria - Divulgação/ BMW

BMW desenvolve ciclo de materiais sustentáveis para células de bateria - Divulgação/ BMW

A sustentabilidade desempenha um papel central na expansão da mobilidade elétrica. A BMW, por exemplo, estabeleceu um ciclo fechado e sustentável para as células da bateria. Com uma nova planta-piloto que produzirá células de bateria de íons de lítio, a empresa pretende penetrar todos os aspectos da cadeia de valor das células de bateria: da seleção de materiais à composição e design das células de bateria, até a produção e reciclagem.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Nova bateria da BMW

A planta-piloto será construída em Parsdorf, perto de Munique, e está programada para entrar em atividade no final de 2022. O investimento no projeto é de quase € 110 milhões e cerca de 50 funcionários trabalharão na nova planta.

O Ministério Federal da Economia da Alemanha e o Ministério da Baviera da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia estão apoiando o projeto no âmbito do processo de financiamento europeu IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum).

LEIA MAIS: O que fazer quando a bateria do carro descarrega
OnStar lança alerta que indica baixo nível da bateria automotiva

Produção em série de células de bateria

A BMW desenvolverá processos e sistemas de produção inovadores, que serão instalados na planta-piloto de 14 mil m². Usando processos e sistemas também empregados na produção padrão, a empresa poderá demonstrar a viabilidade industrial de futuras gerações de células de bateria. O foco principal será a otimização da eficiência, custos e qualidade da produção.

Com base no know-how do Centro de Competência em Células de Bateria e também da planta-piloto, a empresa desenvolverá estas tecnologias para implementação e habilitará os fornecedores para a produção destas células com suas próprias especificações.

Um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na Europa deve ter um powertrain elétrico até 2021; um terço em 2025 e metade em 2030.

A célula de bateria sustentável do futuro será reciclável

Para contribuir efetivamente à proteção do clima, é necessário melhorar o equilíbrio ambiental de todos os componentes do veículo e trazer os parceiros para este processo. Isso se aplica, em particular, à produção intensiva de energia de células de bateria para veículos elétricos. Até 40% das emissões de CO2 de um veículo totalmente elétrico vêm apenas da produção de células de bateria.

Para desenvolver tecnologia inovadora e sustentável de células de bateria, a BMW está trabalhando como parte integrante de um consórcio de tecnologia do qual fazem parte o fabricante sueco de baterias Northvolt e o belga Umicore, desenvolvedor de materiais para baterias. A colaboração está focada na criação de uma cadeia de valor sustentável de ponta a ponta para células de bateria na Europa, que se estende do desenvolvimento à produção e à reciclagem.

A Northvolt produzirá as células da bateria em sua própria fábrica atualmente em construção em Skellefteå, no norte da Suécia, a partir de 2024. A Northvolt obterá a energia necessária para produzir as células da bateria exclusivamente a partir de energia eólica e hidrelétrica gerada regionalmente no norte da Suécia.

A Umicore contribuirá para o desenvolvimento de uma célula de bateria sustentável na Europa. O design das células recicláveis é um foco consistente desde o início do desenvolvimento das células da bateria. Diante da crescente demanda por células de bateria, a reciclagem dos componentes no final de seu ciclo de vida e a reutilização extensiva de matérias-primas serão essenciais para fechar o ciclo da melhor maneira possível.

As células de bateria da BMW serão produzidas com 100% de energia verde a partir da quinta geração. Como líder em sustentabilidade, o BMW Group já chegou a um acordo contratual com seus fabricantes de células para que eles também utilizem apenas energia verde a partir de então.

A célula de bateria de quinta geração estará nas estradas ainda este ano no BMW iX3 e será lançada em mais produtos no próximo ano, como o BMW iNEXT e o BMW i4. À medida que os volumes aumentam, o uso de energia verde economizará cerca de dez milhões de toneladas de CO2 nos próximos dez anos. Para efeitos de comparação, essa é aproximadamente a quantidade de CO2 que uma cidade de mais de um milhão de habitantes emite por ano.

Carros elétricos e híbridos que rodam pelo mundo

Tendência mundial, a frota de carros elétricos e híbridos não para de crescer. Com o Salão de Genebra se aproximando, é certo que a maioria das fabricantes vai dedicar algum espaço em seus estandes para modelos com essas características. Nesta galeria especial do Garagem360, confira os principais modelos que rodam pelo mundo.

Nesta galeria, confira alguns dos principais carros elétricos e híbridos do mundo. Na foto, o Audi A3 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
1 21

Nesta galeria, confira alguns dos principais carros elétricos e híbridos do mundo. Na foto, o Audi A3 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi A3 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
2 21

Audi A3 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi A3 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
3 21

Audi A3 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
4 21

Audi e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
5 21

Audi e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
6 21

Audi e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi Q7 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
7 21

Audi Q7 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi Q7 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
8 21

Audi Q7 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

Audi Q7 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
9 21

Audi Q7 e-tron - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
10 21

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
11 21

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
12 21

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
13 21

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
14 21

BMW i3 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
15 21

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
16 21

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
17 21

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
18 21

BMW i8 - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW 530e - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
19 21

BMW 530e - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW 530e - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
20 21

BMW 530e - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

BMW 530e - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND
21 21

BMW 530e - Foto: Divulgação - Foto: Divulgação/Garagem 360/ND

+

Garagem 360