O Nome do Jogo é Resultado

Você entraria em um avião sabendo que o piloto tirou sete na prova final de aviação?

Divulgação / ND Online

Gerson Raul Persike

Ou faria uma operação com um médico que passou raspando no exame prático? Bem… Eu, com certeza, não! Valorizo muito a minha vida para correr este tipo de risco.

Mas, alguém poderá dizer:

– Puxa! Mas, eles eram tão esforçados, empenhavam-se tanto, eram tão simpáticos…

Pois é! Mas, só o esforço não basta! É preciso mais; é necessária a soma do talento, do esforço e da competência para que se possa ter o sucesso em uma ação, seja pessoal ou profissional.

Muitas Empresas erram ao manter pessoas que, aparentemente, estão fazendo a sua parte. Mas, o problema é que muitas vezes essa percepção está errada. Quando se faz uma análise mais aprofundada se observa que, na prática, o resultado não está ocorrendo como deveria. Logicamente que se deve analisar o todo: Planejamento, processos, execução, gestão, controles, meios auxiliares de apoio, marketing, etc. Quando tudo foi descartado tende-se, então, a verificar se a equipe está esforçada, mas, não eficaz.

É certo que muitas vezes o esforço supera o talento. Perguntaram, certa vez, para Mike Tyson, grande campeão mundial de boxe, se ele era talentoso. Sua resposta foi:

-Olhe, talento tenho pouco. Mas sou muito esforçado. Enquanto meus adversários estão dormindo eu, às cinco horas da manhã, já estou treinando, correndo, socando o saco de areia!

Isso talvez valha em certas situações, onde apenas o esforço é suficiente. Mas, como já vimos, o ideal é que possamos agregar outras competências se quisermos que o resultado ocorra de forma mais ampla e eficaz.

É importante que cada um saiba que não foi contratado porque têm belos olhos, um sorriso encantador ou, apenas, porque é simpático. Todos são contratados para apresentar resultados positivos.

Não é isso que queremos para nossa vida? Êxito, sucesso, positividade? Então… Numa Organização a regra é a mesma! Lembre-se que metas não são apenas palavras ou expectativas; são, na verdade, resultados que devem ser alcançados, são a missão dada, são o que deverá acontecer.

E, na próxima vez que você entrar num avião ou for numa consulta, pergunte qual nota o piloto e o médico tiraram na prova. Afinal, só esforço, não basta; o nome do jogo é RESULTADO!

Uma semana de sucesso é o que vamos e merecemos ter.

____________________________________________________________________________

Gostando de nossos textos semanais? Mande sua opinião ou nos contate para ações em sua Empresa pelo e-mail: comercial@cmtreinamento.com.br

Acesse nosso site: www.cmtreinamento.com.br

Gerson Raul Persike é um especialista em atendimento, vendas, telesserviços e preparação de lideranças empresariais. Filósofo e formado no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, aplica assessorias nas áreas de gestão de talentos, capacitação de lideranças e formação de equipes motivadas e produtivas. Empresário, é diretor da empresa “Comunicação & Mercado – Treinamentos Empresariais”, escritor, colunista, consultor e palestrante internacional. Efetua, também, cursos, treinamentos, palestras motivacionais, gestão e planejamentos comerciais e de atendimento para Organizações de sucesso no Brasil e exterior.