Provérbio árabe

Há um antigo provérbio árabe que diz o seguinte: “Se você me engana uma vez, que feio para você! Se você me engana duas vezes, que feio para mim!”.

Divulgação / ND Online

Gerson Raul Persike

Muito sábio esse provérbio porque ele deixa claro que devemos, sim, confiar nas pessoas, acreditar que estamos tratando com pessoas sérias, comprometidas com o que dizem, que cumpram na prática aquilo que prometem, que falam e fazem de acordo com o que foi tratado. Porém, se essa pessoa não cumpriu aquilo que havia prometido, nesse caso, você não tinha como saber, antecipadamente, como seria o caráter dela; não é culpa sua, então, ter sido enganado. Nesse caso, que feio para ela, que lhe ludibriou, enganou, criou uma expectativa que não aconteceu.

Vamos, agora, ver outra situação: Essa mesma pessoa que já havia lhe enganado anteriormente vem, novamente, com a mesma conversa, com o canto da sereia, com o faz de conta de lhe prometer algo que, a princípio, parece plausível e que pode ocorrer. E, nessa situação, você de novo acaba cedendo, dando outra oportunidade e outra vez essa pessoa não cumpriu com o prometido. Bem, nesse caso, que feio para você! Afinal, deixou-se ser enganado duas vezes pela mesma pessoa.

O ponto aqui não é darmos ou não mais oportunidades às pessoas. Pode, sim, ocorrer em função de uma série de razões, das pessoas não conseguirem nos atender naquilo em que haviam se comprometido. A questão é, mesmo sabendo que aquela pessoa não é confiável, competente, ética ou eficaz, ainda assim você ir dando oportunidades, chances, condições repetidas. Nesse caso, estará premiando a incompetência, a ineficácia ou, pior, o mau-caratismo.

Isso acaba ocorrendo com certa frequência nas Empresas ou nos círculos sociais. Por exemplo: Aquele profissional que não se adapta em nenhum setor ou em nenhuma função, que fica sendo transferido de área em área, de cargo em cargo, para ver se “vai dar certo”. Claro que certa flexibilidade é saudável, mas, chega-se a um determinado ponto em que se deve tomar uma decisão mais direta. Da mesma forma, nos círculos de amizade, sempre há aquele colega que acaba se aproximando com pedidos inapropriados e, depois, lhe deixa na mão, sem honrar o que havia combinado.

Em ambas as situações vale o provérbio árabe: Se você me engana uma vez, que feio para você, mas, se você me engana duas vezes, então, que feio para mim!

Faça uma reflexão e perceba quem, realmente, vale à pena estar ao seu lado, seja na Empresa ou em seu círculo social.

Uma semana de sucesso é o que vamos e merecemos ter.

____________________________________________________________________________

Gostando de nossos textos semanais? Mande sua opinião ou nos contate para ações em sua Empresa pelo e-mail: comercial@cmtreinamento.com.br

Acesse nosso site: www.cmtreinamento.com.br

Gerson Raul Persike é um especialista em atendimento, vendas, telesserviços e preparação de lideranças empresariais. Filósofo e formado no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes da Fundação Dom Cabral, aplica assessorias nas áreas de gestão de talentos, capacitação de lideranças e formação de equipes motivadas e produtivas. Empresário, é diretor da empresa “Comunicação & Mercado – Treinamentos Empresariais”, escritor, colunista, consultor e palestrante internacional. Efetua, também, cursos, treinamentos, palestras motivacionais, gestão e planejamentos comerciais e de atendimento para Organizações de sucesso no Brasil e exterior.