Responsabilidade Econômica: resultados consolidados em 2018

A Portobello encerra o ano de 2018 apre­sentando resultados consolidados com crescimento e lucratividade, expansão dos novos negócios e fortalecimento de sua estratégia, mesmo em um contexto exter­no de instabilidade e aumento de custos energéticos.

Resultados Consolidados em 2018 – Divulgação/Acervo PortobelloResultados Consolidados em 2018 – Divulgação/Acervo Portobello

A receita líquida totalizou R$ 1,054 bilhão, sendo 3% superior à 2017 gerando mar­gem bruta de 38,5% semelhante ao ano anterior. No mercado interno, as vendas cresceram 2,5%, acompanhando o cres­cimento do varejo de materiais de cons­trução. As exportações em reais apresen­taram crescimento de 10%, favorecidas pela variação cambial. Em dólares, as ex­portações sofreram os efeitos da crise na Argentina e foram reduzidas, totalizando US$ 50 milhões contra US$ 52 milhões de 2017.

Valor adicionado

O valor adicionado é a demonstração da riqueza compartilhada entre colaboradores, comunidade, governo, acionistas e credores (agentes econômicos que contribuíram para sua geração). Em 2018, totalizou R$ 845 milhões (R$ 708 milhões em 2017). Deste montante, 40% foi destinado a tributos, 32% para remuneração do trabalho (pessoal), 19% para remuneração de terceiros e 9% retido como lucro do período.

Investimentos

Os investimentos totalizaram R$ 63 milhões, 34% maior do que em 2017. Desse montante, 62% foram destinados à planta de Tijucas – SC, 11% para Planta de Marechal Deodoro – AL, e os 27% restantes para o fortalecimento do varejo, tais como lojas próprias, centros de distribuição e Officina Portobello.

No parque fabril de Tijucas, os investimentos concentraram-se na preparação e atualização para produção de itens de maior valor agregado e formatos maiores. Na Pointer, a maior parte dos investimentos foram destinados à transformação do parque fabril para rentabilização e qualificação do portfólio de produtos.

Satisfação do cliente

Em 2018 a satisfação dos profissionais de arquitetura, que representam nossos clientes, foi de 90,2%, gerando assim o Indicador de Satisfação do Cliente, normatizado pela ISO, que tem como meta 90%. A Portobello manteve o selo RA1000, do site Reclame Aqui, recebido no ano anterior.

O reconhecimento, atualizado diariamente com as notas dos consumidores no portal, é destinado às empresas que demonstram aos consumidores o compromisso com o pós-venda, elevando o grau de confiança em sua marca e produtos. A Portobello conquistou a 2ª colocação na categoria Casa e Construção no Prêmio Época Reclame Aqui, promovido pela Revista Época.

+

Portobello 40 anos

Loading...