Santa Catarina amplia exportações para China e novos mercados

Estados Unidos segue na liderança da pauta exportadora, mas China avança em relação a 2015 e outros países se destacam com aumento expressivo no mês passado, como Bélgica e Egito

As vendas para o mercado exterior são uma constante busca por novas oportunidades em produtos e mercados. Santa Catarina, no mês passado, se destacou por ter avançado nas vendas para a China e para outros mercados, como Bélgica, Egito e Tunísia. 

Na liderança da pauta exportadora catarinense ainda aparece os Estados Unidos, que somaram US$ 84 milhões e 54,7 mil toneladas em fevereiro, seguido da China com US$ 56,7 milhões e 112,9 mil toneladas. Enquanto as vendas para os Estados Unidos renderam no mesmo mês do ano passado US$ 2,1 milhões a mais, as da China foram US$ 17 milhões menor, ou seja, o país asiático ganha ainda mais importância no foco exportador catarinense.

Mas em fevereiro outros países se destacaram nesta evolução do mercado para as exportações catarinenses. Um dos destaques é a Bélgica, que passou de US$ 19,7 milhões e 4,7 mil toneladas em fevereiro de 2015 para US$ 42,2 milhões e 8,7 mil toneladas no mesmo mês de 2016. Os produtos catarinenses mais exportados para os belgas no mês passado foram o tabaco não manufaturado do tipo Virgínia (US$ 37,7 milhões) e motores elétricos de corrente alternada com rotor de gaiola (US$ 1 milhão).

Outros destaques

Alguns outros países tiveram avanço expressivo na pauta exportadora catarinense em fevereiro. Um dos principais avanços foi registrado pelo Egito, que passou de US$ 995,9 mil para US$ 4,7 milhões – um avanço de 472% – entre fevereiro de 2015 e 2016. O principal produto vendido para os egípcios foi a carne de galos/galinhas não cortada em pedaços e congelada. Também teve um salto importante as vendas para a Tunísia, que passaram de US$ 49,4 mil para US$ 2 milhões na mesma comparação. O principal item exportado para o país africano foi o tabaco não manufaturado do tipo Burley.

Recarga facilitada

A inovação do Corian Charging Surfaces, lançamento mundial da DuPont apresentado na Feira de Milão em 2014 e que no mesmo ano foi exposto nas lojas da Infinita Surfaces, começa a ser comercializado no Brasil. O dispositivo permite a recarga de dispositivos inteligentes sobre um tampo de corian, sem o uso de cabos, utilizando um transmissor localizado debaixo dos pontos de recarga e que transfere energia para um dispositivo receptor por indução magnética (foto). A expectativa é que a tecnologia seja utilizada em redes de fast food, cafés, restaurantes, bares e aeroportos, locais de grande circulação de pessoas.

Divulgação/ND

O Corian Charging Surfaces, que permite que os smartphones e tablets sejam recarregados sem uso de cabos, apenas utilizando indução magnética, começa a ser vendido no Brasil

Mergulho nos EUA

O coordenador da Câmara Setorial da Gastronomia da CDL de Joinville, Caio Yamaguchi, proprietário do Didge Steakhouse Pub e do Guacamole Restaurante Mexicano, visitou na semana passada o Eataly de Las Vegas. A rede tem unidades por diversas partes do mundo e no ano passado abriu uma filial em São Paulo. De acordo com Yamaguchi o Eataly de Las Vegas chama a atenção pelo mix de restaurantes e lojas de alto nível integrado a um ambiente sem paredes que utiliza a estrutura de um prédio antigo. “Só de queijos eu observei mais de 200 tipos. Ao lado da mesa é possível acessar outros produtos como livros”, observou.

Efeitos da Vindima

O sábado à noite no restaurante Cristal de Gelo, uma das opções mais tradicionais de São Joaquim, é apenas um exemplo dos efeitos benéficos da 3ª Vindima de Altitude da Serra catarinense. Com casa lotada, o local abrigou apenas uma mesa de São Joaquim e as demais de turistas de Florianópolis, São Paulo e outras latitudes que vieram conhecer de perto os atrativos das cerca de 25 vinícolas da região. De acordo com o presidente da Vinho de Altitude – Produtores & Associados, Acari Amorim, a Vindima deste ano deve atrair 50 mil pessoas até o dia 27 – o dobro do registrado no ano passado. 

Novo plano

Começa a operar nesta semana em Florianópolis uma nova opção de plano de saúde, a Verolife, que chega prometendo o diferencial de “Atendimento personalizado”. Comandada por Roberto Kallaur, a Verolife atua com todas as especialidades médicas dentro do rol da ANS (Agência Nacional de Saúde) e conta com 375 credenciados no lançamento, incluindo clínicas, hospitais e serviços de diagnóstico laboratorial e por imagem, além de 83 profissionais cadastrados no programa Meu Médico. Neste primeiro momento a rede de atendimento abrange Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José.

R$ 151,70

é o gasto médio que o catarinense pretende ter na Páscoa deste ano, valor 4,1% menor que o apurado em 2015. O tíquete médio foi divulgado no domingo pela pesquisa da Fecomércio/SC e a FCDL/SC. A redução da renda das famílias e a insegurança dos consumidores em relação ao mercado de trabalho explicariam a queda na intenção de consumo, segundo as entidades. Os supermercados tem a preferência de 59,7% dos entrevistados e, em seguida, aparece o comércio de rua (apontado por 28,3%).

Ninguém se salvou

A retração nas vendas do comércio em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2015 chegou a todos os entes da federação – ninguém se salvou. Santa Catarina teve o oitavo pior resultado do país – no topo da retração ficaram o Amapá (-24,4%) e Sergipe (-15,9%). Levando com conta o índice de comércio varejista ampliado, que inclui os segmentos de veículos e motocicletas, partes e peças e o de materiais de construção, a retração em janeiro em Santa Catarina chegou a 18,9%, acima da média do país de -13,3%.

Para as mulheres

A maior empresa de fidelidade do varejo nacional, a Dotz, lançou neste mês uma campanha especial para celebrar as mulheres. Até o dia 31 os clientes podem trocar Dotz por por produtos voltados para a saúde, a beleza e o bem-estar feminino pelo site especial da empresa. Entre os produtos com desconto estão maquiagens e acessórios de moda.

Sem dor

Bem comentado nas redes sociais, o primeiro aparelho de depilação a laser sem dor e que pode ser utilizado em peles morenas e bronzeadas será lançado hoje em Santa Catarina em um evento da clínica de medicina integrada Lucano. O Starlux, uma exclusividade da clínica, será apresentado em um coquetel saudável a partir das 15h no Koerich Office, no Centro de Florianópolis. A Lucano é uma sociedade do médico Alexandre Henrique Duarte (foto) com a médica Mariana Pacheco Leme. 

Thiago Bellini/Divulgação/ND

O médico Alexandre Henrique Duarte, sócio da Dra. Mariana Pacheco Leme, traz com exclusividade para Florianópolis o Starlux, aparelho de depilação a laser sem dor
Loading...