Sicredi investe em crédito rural e inova no crédito imobiliário

Instituição cooperativa apresenta números sólidos de crescimento em Santa Catarina e no país e avança este ano apostando em linhas de crédito que estão minguando nas instituições financeiras

Enquanto as projeções apontam para a redução na oferta de crédito rural e de crédito imobiliário no país neste ano, o Sicredi nada contra a corrente e investe nestes dois segmentos em 2016. O diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld, divulgou ontem os indicadores de crescimento da instituição cooperativa no Estado e explicou as apostas do Sicredi para seguir crescendo.

Em Santa Catarina o crédito rural representa 30% da carteira do Sicredi – os outros 70% correspondem a micro e pequenas empresas e pessoas físicas. Na avaliação de Seefeld, há bastante espaço para crescer com o crédito rural em SC. “Acreditamos na alavancagem de volumes maiores e em trabalhar forte para atender as demandas dos associados com diferentes linhas de custeio e investimento”, comentou. 

A novidade está no investimento do Sicredi no crédito imobiliário. A instituição já atuava neste segmento com linhas de crédito de investimento para reformas e aquisição de imóveis com pagamento a curto prazo – com empréstimos, por exemplo, de R$ 100 mil ou R$ 150 mil para serem pagos em até cinco anos. Agora, os associados do Sicredi poderão acessar crédito imobiliário para construção ou incorporação com prazo de pagamento de 20 ou até 30 anos. 

Lastro maior

Os primeiros passos para a entrada do Sicredi no crédito imobiliário tradicional foram feitos em 2015. “Preparamos o produto, porque por trás dele temos investimento em TI, e estudamos o mercado, fazendo um conjunto de análises e avaliações”, explicou Gerson Seefeld. No segundo semestre algumas cooperativas do Rio Grande do Sul começaram a oferecer o produto que, agora, começará a ser levado os outros 10 Estados em que a instituição atua. “A escala (de crescimento) será diretamente proporcional à capacidade de alavancagem e de captação”, complementou.

Foco em SC 

O Sicredi terminou 2015 com 91 pontos de atendimento em 73 cidades do Estado. Durante o ano, foram abertas oito unidades. Para 2016 a instituição projeta abrir 14 novas unidades com investimento médio unitário entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,8 milhão. O Sicredi cresceu em todos os indicadores no Estado em 2015, com destaque para o aumento dos depósitos totais em 28,92% e na carteira de poupança de 22,28%. Para 2016 a instituição projeta crescimentos maiores na poupança (+31,70%) e no patrimônio líquido (+30%).

Excelência reconhecida

A Escola de Inglês Teddy Bear, líder no segmento de idiomas para crianças e adolescentes, está expandindo as fronteiras. Neste mês a escola firmou parceria com a West Vancouver, no Canadá, para facilitar a realização de intercâmbios de alunos. Na foto, a diretora pedagógica Luciana Franceschi e o diretor de Programas Internacionais Michael Frankowski em frente à West Vancouver. No ano passado a Teddy Bear foi uma das 17 empresas certificadas pelo Prêmio Catarinense de Excelência, que está com inscrições abertas em 2016 até o dia 5 de fevereiro no site do Excelência SC.

Divulgação/ND

A diretora pedagógica da Escola de Inglês Teddy Bear, Luciana Franceschi, e o diretor de Programas Internacionais da instituição, Michael Frankowski, no Canadá

Expansão do LED

Em um cenário com o custo da energia elétrica em um novo patamar de preços, a catarinense Taschibra está investindo na expansão da fábrica e em novos maquinários para ampliar a produção. As obras que começaram em abril de 2015 e que devem ser concluídas em julho deste ano vão adicionar 10 mil m2 de área ao parque fabril em Indaial. “As perspectivas são extremamente positivas, principalmente para a nova tecnologia LED, na qual projetamos dobrar a nossa participação no mercado”, comentou Afonso Luiz Schreiber, diretor presidente da Taschibra. 

Sem jeitinho

Em uma recente ação trabalhista contra a empresa J.F. Gastronomia Corporativa, a juíza Maria Beatriz Gubert condenou o autor da ação por litigância de má-fé. O problema é que o autor da ação foi testemunha de defesa da ré em ação similar anos antes. Na avaliação do advogado Henrique Barros Souto Maior Baião a Justiça do Trabalho, que tende a favorecer o empregado em razão da legislação protecionista, está cada vez mais atenta a esse tipo de postura desleal. Por isso a importância das empresas investirem em advogados que conheçam o histórico de demandas. Como escreveu a juíza na sentença: “Há que se acabar no país com essa cultura do jeitinho, do ‘não é bem assim'”. 

Carnaval lucrativo

A festa popular mais conhecida do Brasil movimenta a economia das cidades que festejam o Carnaval. Um exemplo disso é a correria vivida pela estilista Tatiane Siqueira, que está assinando os figurinos de três escolas de samba de Florianópolis e comandando a customização das camisetas para os camarotes da programação de shows da Skol na Praça XV de Novembro e do espaço Live On na Nego Quirido. A equipe da catarinense oferece, ainda, outras 40 fantasias e 300 peças personalizadas para a data. 

350

títulos nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Sociais, Direito, Estatística, Engenharia, entre outras áreas técnicas estão em promoção na rede Livrarias Catarinense. A campanha, visando as compras dos universitários neste início de ano, oferece descontos que vão de 10% (um título) a 20% (três ou mais) no preço dos livros com pagamento à vista. 

Chegando no Rio

O empresário Victor Conceição segue com a estratégia de expansão da marca Barbearia Vip no país. Em março a empresa abre a oitava loja estreando uma franquia no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. O empresário, que tem franquias em Brasília, São José e Balneário Camboriú, assinou contratos também para novas franquias em Vitória da Conquista (BA), Fortaleza (CE) e Palhoça. 

Arena itinerante

A Vonpar Bebidas está, assim como os turistas latinos e de outras partes do Brasil, invadindo as praias catarinenses. Neste mês e no próximo a empresa montará a Arena Coca-Cola Sunset Joven Pan em oito praias do Estado. A ação, que incentiva a vida ativa e que apresenta a Experiência Refresh (uma lata de Coca-Cola com oito metros de comprimento equipada com ventiladores e climatizadores) já passou por Garopaba, Palhoça e Florianópolis (foto) e chega neste final de semana a Governador Celso Ramos (no sábado, na Praia de Palmas) e em Itapema (no domingo).

Divulgação/ND

A ação da Vonpar Bebidas em Florianópolis movimentou quem estava na praia do Campeche e, agora, segue neste final de semana para Governador Celso Ramos e Itapema
Loading...