10 curiosidades sobre o corpo humano que provavelmente você não sabia

O corpo humano está programado para garantir a nossa sobrevivência. Cada movimento é calculado, mantendo o equilíbrio e as funções vitais

Muitas vezes ficamos tão focados na aparência física do corpo humano que esquecemos de valorizar suas funções e de como ele trabalha como uma máquina, com cada pecinha operando em seu devido lugar para nos manter vivos. Mas você já teve curiosidade de entender como algumas coisas funcionam?

Com mais de 600 músculos, o corpo humano executa diversas tarefas ao longo do dia – Foto: iStock/divulgação/NDCom mais de 600 músculos, o corpo humano executa diversas tarefas ao longo do dia – Foto: iStock/divulgação/ND

Por que as unhas crescem?

As unhas são formadas por um conjunto de células que produzem queratina, que ficam abaixo das cutículas. Conforme a queratina se acumula e morre, ela é empurrada pelas células mais novas até a ponta do dedo. As unhas crescem, em média, três milímetros por mês.

Por que temos pelos?

Os pelos são responsáveis pela regulação da temperatura, protegem de infecções por cortes ou insetos, filtram a passagem do sol e também facilitam a liberação do suor do corpo humano.

Além disso, os pelos têm uma função para cada parte do corpo – como evitar que sujeiras e suor atinjam nossos olhos, no caso das sobrancelhas.

Por que dormimos com os olhos fechados?

Quando vamos dormir, nosso cérebro nos prepara para o sono, deixando-nos mais relaxados. Consequentemente, nossas pálpebras vão ficando mais pesadas e nos levam a fechar os olhos.

Com eles fechados na hora de dormir, nosso corpo trabalha melhor. O hormônio responsável pelo sono, a melatonina, é produzida quando há ausência de luz. Também é feita a lubrificação dos nossos olhos, com as lágrimas, o que previne o ressecamento.

De onde vem o cheiro do suor?

Você sabia que o suor não tem cheiro? Na verdade, o que causa o mau odor são as bactérias que vivem na nossa pele e que, ao se alimentarem do suor, liberam ácidos graxos e amônio, que causam o mau cheiro.

Por que bocejamos?

Os pesquisadores acreditam que há vários motivos pelos quais bocejamos. O primeiro é que o bocejo está associado aos hormônios da pulsação cardíaca e serve como um alerta para nos mantermos acordados. Outro é que bocejar ajuda na regulação térmica do corpo.

Entretanto, não há ainda uma explicação comprovada da razão de, ao vermos alguém bocejar, repetirmos a ação como um reflexo. Mas se sabe que é um ato involuntário, que não somente os humanos, como também alguns mamíferos – como cães, gatos e ovelhas – fazem.

De onde vem o chulé?

No caso do chulé, o odor também é causado pelas bactérias dos nossos pés, que se alimentam da pele morta e soltam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, ocasionando o mau cheiro.

Mas há fatores que facilitam o aparecimento do chulé, como passar muito tempo com os pés cobertos, repetir o uso do mesmo sapato ou meia por dias seguidos, a má higiene dos pés e até mesmo alguns alimentos, como a cebola e o alho.

A língua pode identificar uma pessoa com “impressão lingual”?

Assim como as impressões digitais dos nossos dedos, cada língua tem sua própria textura e figuras, que torna a sua “impressão lingual” única!

Qual é o músculo mais forte do corpo humano?

O músculo mais forte do nosso corpo é encontrado na nossa boca e se chama “Massater”. Ele é responsável por nossas falas e alimentação, por isso é exercitado todos os dias, causando o seu fortalecimento.

Por que o coração é o único músculo que não se cansa?

O corpo humano é composto por três tipos musculares: os estriados (os que conseguimos controlar voluntariamente), os lisos (que compõem os órgãos internos) e o cardíaco, o do coração.

O músculo cardíaco tem uma alta produção de mitocôndrias, responsáveis pela energia, o que o torna mais resistente à fadiga. Ele também é composto por um tecido que suporta a força da contração do coração, impedindo que as fibras sejam rompidas.

Qual é o menor osso humano?

O menor osso do nosso corpo está localizado no nosso ouvido, se chama “estribo” e mede entre 2,5 e 3 milímetros. Junto com a bigorna e o martelo, eles formam o conjunto de ossos responsáveis pela audição.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...