Mais de 500 mil alunos voltam às aulas em Santa Catarina nesta quinta

Do total, 18% dos estudantes continuarão no ensino remoto; último decreto permite ocupação de 100% de todas as escolas

O ensino presencial voltará na rede estadual de Santa Catarina na próxima quinta-feira (18), com 527 mil alunos optando pela modalidade. Isso, pois 18% optaram por voltar no modelo remoto.

Esse retorno representa um total de 1.063 unidades de ensino em Santa Catarina.

Novo decreto permite ocupação de 100% de todas as escolas de SC – Foto: Governo de SC/Divulgação/NDNovo decreto permite ocupação de 100% de todas as escolas de SC – Foto: Governo de SC/Divulgação/ND

Isso ocorre após o Decreto nº 1.003/2020, que permite ocupação de 100% de todas as escolas, independente do risco mapeado pelas autoridades de saúde. Atualmente, 12 das 16 regiões encontram-se em risco gravíssimo, o mais alto da escala.

Apesar disso, as escolas deverão respeitar as normas sanitárias, o que pode inviabilizar uma lotação de 100%. As unidades deverão, obrigatoriamente, medir a temperatura dos alunos, manter as salas ventiladas e com janelas abertas, além das máscaras e do álcool gel disponível.

O planejamento pedagógico ocorre desde o dia 3 de fevereiro e o modelo 100% presencial só será aplicado em escolas que tiverem infraestrutura para realizar o distanciamento entre as carteiras.

A recomendação das autoridades é para que as escolas organizem  uma carga horária que evite trocas de sala. Além disso, se possível, o aluno deverá ter a carteira marcada, para que use sempre a mesma.

O modelo misto, em que os grupos de alunos que vão à escola são alternados, também é possível, dividindo as atividades entre “Tempo Escola” e “Tempo Casa”.

Estudantes que estiverem com qualquer sintoma não devem ir à escola. Os pais ou responsáveis devem comunicar a unidade, que deve acompanhar os grupos que tiveram contato com o estudante nos últimos dias.

20% dos alunos usarão transporte

A previsão da SED (Secretaria de Estado da Educação) é de que 20% dos estudantes da rede estadual utilizem o transporte escolar.

O roteiro de circulação deve ser organizado por parte das escolas com a  prefeitura de cada cidade. A orientação é priorizar os agrupamentos de alunos presenciais por proximidade.

Alunos que estiverem com qualquer sintoma não devem ir à escola – Foto: Governo de SC/Divulgação/NDAlunos que estiverem com qualquer sintoma não devem ir à escola – Foto: Governo de SC/Divulgação/ND

Assim como nas escolas, o distanciamento deverá ser respeitado, com bancos vagos entre um e outro assento, além da ventilação natural. Os transportadores deverão utilizar máscaras e proteção facial face shield.

Kits de alimentação seguirão sendo entregues

A entrega dos kits de alimentação escolar será mantida para todos os alunos, mesmo os que optarem pelo ensino remoto

O bufê que existe em algumas escolas, contudo, não funcionará. No ensino presencial, a refeição será preparada e entregue por um profissional contratado para o serviço.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação