A cultura digital como uma grande solução em meio a pandemia

A Unochapecó adaptou soluções inteligentes que a comunidade acadêmica seguia muito antes da pandemia

Álcool gel e máscara foram e continuam sendo nossos principais aliados para enfrentar os desafios da pandemia. Mas, o que mais uma universidade pode fazer pelo bem-estar de todos que estão no seu entorno?

Álcool gel e máscara são os aliados para enfrentar os desafios da pandemia – Foto: DivulgaçãoÁlcool gel e máscara são os aliados para enfrentar os desafios da pandemia – Foto: Divulgação

Com uma grande infraestrutura e ensino de qualidade, há mais de 50 anos a Unochapecó é referência em toda a região Oeste de Santa Catarina. Contudo, nos últimos anos, a Universidade priorizou ainda mais os seus investimentos em equipamentos e ferramentas modernas, para oferecer mais comodidade para toda a comunidade acadêmica.

Em 2015, a Minha Uno foi lançada com o intuito de oferecer soluções rápidas e eficientes aos estudantes e docentes. Pela plataforma digital, é possível acessar materiais didáticos, horários de aulas, acompanhar atividades e desempenho acadêmico, e os mais diversos serviços financeiros e administrativos da Instituição.

Plataforma digital, Minho Uno – Foto: DivulgaçãoPlataforma digital, Minho Uno – Foto: Divulgação

Pela palma da mão, também, os acadêmicos podem ter acesso à biblioteca online que possui em seu acervo mais de 220 mil exemplares, com conteúdos de todas as áreas do conhecimento. Com seu convênio com o Google For Education, a Uno ainda possibilita acesso gratuito a diversas ferramentas que facilitam a nova rotina de estudos imposta desde o ano passado.

Além desses, muitos outros recursos, que já faziam parte da cultura digital da Universidade, acabaram simplificando as adaptações necessárias desde o início da pandemia. Entretanto, a Uno planejou e desenvolveu uma série de ações pensando no bem-estar de toda a comunidade.

A cultura digital como uma grande solução em meio a pandemia – Foto: DivulgaçãoA cultura digital como uma grande solução em meio a pandemia – Foto: Divulgação

Já no início deste ano, uma nova metodologia de ensino foi implantada em todos os cursos. As aulas online já estão seguindo essa metodologia, bem como, o padrão de qualidade da Unochapecó, que leva em conta a teoria aliada à prática. Além dos conteúdos, mesmo a distância, as aulas contaram com atividades práticas e trabalhos em grupo, assim como era feito durante as aulas presenciais.

Ainda em 2020, na medida em que a Universidade adaptou-se seguindo todas as medidas de segurança junto a seus técnicos e professores, algumas aulas voltaram a acontecer de forma presencial, visto que o desempenho de muitos acadêmicos está fortemente ligado com as aulas práticas nos laboratórios de ensino da Instituição.

Aulas no laboratório seguindo todos os protocolos contra a COVID-19 – Foto: DivulgaçãoAulas no laboratório seguindo todos os protocolos contra a COVID-19 – Foto: Divulgação

Mesmo com o retorno de grande parte dos trabalhos presenciais, previsto para o início de abril, nota se que muitas atividades poderão permanecer na rotina online da Universidade, tanto pelo custo benefício que podem oferecer, quanto pela adaptação apresentada pelo público.

Vale ressaltar que a Unochapecó está pronta para receber acadêmicos, técnicos e docentes, seguindo todas as medidas de segurança. Juntos, vamos enfrentar todos os desafios.

+

Educação