Alunos do IFSC e da UFSC ganham prêmio internacional por projeto de casa sustentável

Disputa foi realizada na Colômbia e estudantes foram desafiados a desenvolver inovações na área sustentável e de eficiência energética

Uma equipe formada por alunos do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da Pontificia Universidad Javeriana de Cali, na Colômbia, venceu uma competição internacional com o projeto de uma casa sustentável.

A competição do SDLAC (Solar Decathlon Latino América e Caribe) durou dois anos e terminou com a etapa de construção, operação e demonstração, em Cali, no início de dezembro. A equipe ‘Minga’ foi a grande vencedora, após competir com outras 13 equipes.

Alunos do IFSC e da UFSC participaram do Solar Decathlon Latino América e Caribe – Foto: IFSC/Divulgação/NDAlunos do IFSC e da UFSC participaram do Solar Decathlon Latino América e Caribe – Foto: IFSC/Divulgação/ND

Os alunos participaram do projeto, construção, operação e demonstração de uma habitação sustentável. A casa foi elaborada para produzir energia de forma eficiente, usando somente a energia solar.

A ideia do Solar Decathlon é estimular a criatividade dos participantes. Os estudantes foram desafiados a desenvolver inovações na área sustentável e de eficiência energética de edificações.

Alunos precisaram projetar, construir, operar e demonstrar uma ‘Casa Eficiente’ – Foto: IFSC/Divulgação/NDAlunos precisaram projetar, construir, operar e demonstrar uma ‘Casa Eficiente’ – Foto: IFSC/Divulgação/ND

Conforto também foi avaliado

Entre os fatores avaliados nas provas estão a eficiência energética, conforto (temperatura, umidade, iluminação e som), funcionamento, comunicação, marketing, consciência social, projeto urbano e de acessibilidade, inovação, sustentabilidade, arquitetura, engenharia e construção.

A equipe brasileira foi coordenada pela arquiteta Maria Andrea Triana, pelos professores José Ripper Kós (Arquitetura e Urbanismo da UFSC), Saulo Güths (Engenharia Mecânica da UFSC) e Ana Lígia Papst de Abreu (Construção Civil do IFSC). Na coordenação geral, o grupo contou com o professor colombiano Iván Osuna.

Leia também:

Na equipe ‘Minga’, do IFSC, participaram ao alunos Tiago de Castro Quevedo (Engenharia Civil), Rafael Takeshi Hayashi Feuerharmel (Engenharia Civil), Marina Espíndola Amorim (Engenharia Civil), além do professor do Departamento Acadêmico da Construção Civil, Rogério de Souza Versage e o professor do curso Refrigeração e Climatização, Samuel Luna de Abreu.

Da UFSC, participaram Gabriela Peglow Harthmann, Lucas Fernandes de Oliveira, Luís Henrique Pavan e Rodrigo Cruz Moraes, ambos da Arquitetura e Urbanismo, e Lorrany da Silva Mendes, da Engenharia de Produção Civil.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Educação