‘As experiências das crianças não cabem em uma folha A4’, diz professor Altino José Filho

O SC no Ar recebeu o doutor em educação, que falou sobre o Dia dos Professores na manhã desta sexta-feira (15)

No Dia dos Professores, a educação das crianças foi um dos temas do SC no Ar. O programa desta sexta-feira (15) recebeu o escritor e doutor em educação, Altino José Filho, que falou sobre a comemoração da data e a ‘escola da infância’.

‘As experiências das crianças não cabem em uma folha A4’, diz professor Altino José Filho – Foto: Prefeitura de Joinville‘As experiências das crianças não cabem em uma folha A4’, diz professor Altino José Filho – Foto: Prefeitura de Joinville

José Filho também explicou o que quis dizer com a frase “as experiências das crianças não cabem em uma folha A4”, fruto da sua tese de doutorado. Segundo ele, a frase tem a ver com “pensarmos e projetarmos uma escola mais próxima das culturas infantis, mais próxima daquilo que as crianças querem porque precisam”.

Ao falar sobre seus estudos na área da educação infantil, o professor destacou a importância da convivência para as crianças: “A importância do professor e da professora pensar a vida cotidiana. E essa vida cotidiana, para além do apostilamento das nossas crianças, ser o cerne da nossa pedagogia, com identidade e com especificidades muito próprias para educação e infância.”

Confira a entrevista completa!

+

SC no ar – Entrevistas

Loading...