Aulas presenciais não retornam na região de Chapecó e Xanxerê

Apesar de as escolas estarem autorizadas a retomar de maneira gradativa as aulas presenciais, as unidades dependem da homologação dos planos de contingência de cada município

As regionais Oeste e de Xanxerê seguem com risco potencial alto para contágio da Covid-19, segundo mapa do governo de Santa Catarina. Isso faz com que os comitês avancem para concluir os planos de contingência e, depois de homologados e aprovados, as aulas presenciais de maneira gradativa podem retornar.

Comitês estão em fase de conclusão do plano de contingência para ser homologado e aprovado por cada município – Foto: Moisés Stuker/NDTV

Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a gerente de apoio administrativo da Secretaria Municipal de Educação, Simone Pedersetti informou que as aulas da rede municipal não vão voltar. Apesar disso, as comissões das redes particular e pública seguem trabalhando nos planos.

“Neste mês de outubro estamos fazendo as formações com todas as comissões escolares. A partir do dia 20 de outubro as comissões devem elaborar os seus planos e protocolar junto ao comitê municipal para ser homologado posteriormente. Após a homologação o comitê vai ter os trâmites legais, como orientação e vistoria nas instituições para os possíveis retornos”, explica Simone.

Diferente de Xanxerê, a rede municipal de ensino vai voltar com as atividades de forma presencial. De acordo com o Plano de Contingência Escolar, a retomada se dará com 9º ano do ensino fundamental no dia 17 de novembro, seguido 8º ano do ensino fundamental no dia 24, o 7º ano do ensino fundamental no dia 1º de dezembro e o retorno com o 6º ano do ensino fundamental no dia 8 de dezembro.

Rede estadual de ensino

As escolas da rede estadual de ensino da regional de Chapecó seguem elaborando os planos, segundo informou a coordenadora Regional de Educação de Chapecó, Janize Scussiato de Oliveira. Ela frisa que as aulas não retornam nesta segunda-feira (19), porém o prazo para conclusão do plano e homologação é até o dia 30 deste mês.

“Na nossa regional, a maioria das escolas estão com seus planos quase prontos, porém agora dependemos de cada município concluir seus planos. Nesta terça-feira (20) teremos um simulado na EEB Geni Comel, de Chapecó, que faz parte da formação dos professores”, explica Janize.

Na regional de Xanxerê, segundo informou a coordenadora Terezinha Carbonari, nenhuma escola retorna nesta segunda-feira (19). Os comitês continuam em capacitação e as aulas presenciais só serão retomadas com os planos de contingências homologados, o que depende de cada município a aprovação.

Rede particular

Da mesma forma com as escolas particulares, os planos devem estar devidamente concluídos e homologados em cada município para que as aulas sejam retomadas.

Em algumas escolas de Chapecó, haverá reunião com os pais para repassar informações de como será esse retorno. O protocolo deve seguir a risca, desde desinfecção nas unidades escolares, uso equipamentos de proteção individual, distanciamento entre os alunos dentro da sala de aula, dentre outras regras conforme protocolos estabelecidos.

+

Educação