Aulas voltam ou não? Servidores de Itajaí aprovam greve dias antes do retorno

Em audiência feita pelo sindicato, 98 servidores votaram a favor da paralisação das atividades presenciais

Depois de uma assembleia realizada na última quarta-feira (28), o Sindifoz (Sindicato dos Servidores Municipais da Foz do Rio Itajaí) aprovou a continuidade da greve das atividades presenciais.

As aulas em Itajaí devem retornar na próxima segunda-feira, 3 de maio, depois que o recesso escolar foi antecipado, como medida para controlar a pandemia de Covid-19.

Álcool em gel, uso de máscara e distanciamento: aulas retornaram nesta segunda-feira (8) – Foto: Elias Gotaski/NDTVÁlcool em gel, uso de máscara e distanciamento: aulas retornaram nesta segunda-feira (8) – Foto: Elias Gotaski/NDTV

A greve foi aprovada por 69,5% dos servidores que participaram da assembleia. Isso corresponde a apenas 98 servidores, dentre os mais de 4 mil da pasta da Educação.

Segundo a secretaria de Educação, o retorno às aulas está mantido. Os 35 mil alunos da rede municipal devem retornar às aulas em 116 unidades escolares.

Impasse

A dúvida entre o retorno ou não às aulas vem de antes do recesso. Na primeira assembleia que votou a favor da greve das atividades presenciais, realizada no dia 16 de março, 92% dos servidores que participaram votaram a favor da paralisação.

Na época, a secretária de Educação, Elisete Furtado Cardoso, afirmou que não há elementos suficientes para justificar a paralisação. Mesmo com a greve, as aulas presenciais retornaram, de forma híbrida.

Há um mês, a secretaria anunciou a antecipação do recesso que seria em julho, para abril. Foram 30 dias. O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) chegou a pedir que o recesso antecipado fosse cancelado.

Depois que a prefeitura apresentou argumentos para a antecipação, o MPSC autorizou que o período acontecesse em abril. De acordo com o calendário escolar, as aulas devem voltar nesta segunda (3) e seguir até dezembro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Educação

Loading...