Bolsas e financiamento oportunizam acesso ao ensino superior da FURB

Universidade projeta terminar 2021 com mais de 2 mil alunos beneficiados com alguma modalidade de bolsa além do financiamento próprio

AFURB tem mais de 20 modalidades diferentes de bolsas de estudos – Foto: Gregory Martins/FURBAFURB tem mais de 20 modalidades diferentes de bolsas de estudos – Foto: Gregory Martins/FURB

Formação de qualidade, universidade integrada à comunidade e oportunidades para acesso ao ensino superior. A FURB nasceu regional e com objetivos claros de ser fomentadora do ensino superior aliado ao desenvolvimento regional social e econômico e, para isso, tem ações práticas que oportunizam a entrada de estudantes na universidade.

Atualmente, a FURB tem mais de 20 modalidades diferentes de bolsas de estudos, com editais, requisitos, duração e porcentagens diferentes, mas todas com um objetivo em comum: ampliar o acesso à educação.

Coordenadora de Assuntos Estudantis, Lucymara Borges, ressalta a importância e o impacto dessas ações na vida dos estudantes. “Há duas questões, a primeira é que o auxílio financeiro impacta diretamente na permanência do estudante, diminuindo o risco de evasão. Outra vertente, quando falamos de bolsas de pesquisa, estágio interno, monitoria, além da questão da permanência, tem o que ele pode complementar no processo de formação. Porque todas estão vinculadas a algo, algum projeto, coisas que impactam na qualidade de formação. Além do auxílio, qualifica a formação”, destaca.

Entre as bolsas de estudo estão as de monitoria, estágio, estudos, pesquisa, extensão, cultural e de esportes que, além de afetar diretamente o custo das mensalidades diminuindo os valores, também trazem retorno ao estudante e à própria comunidade, que acessa serviços ao mesmo tempo que o estudante coloca em prática o objeto da sua formação.

O CrediIFURB, programa de financiamento custeado pela FURB tem editais de seleção acontecendo semestralmente – Foto: Gregory Martins/FURBO CrediIFURB, programa de financiamento custeado pela FURB tem editais de seleção acontecendo semestralmente – Foto: Gregory Martins/FURB

“Hoje, a FURB tem grande parte dos seus cursos com extensão de laboratórios qualificando muito nossa formação e os projetos de pesquisa e extensão prestam um grande serviço à comunidade já na formação do estudante. O que a região ganha em qualificação de mão de obra e serviços é sem precedentes”, salienta.

Segundo a coordenadora, no primeiro semestre, foram 1.248 bolsas envolvendo pesquisa e extensão, além de uma média de 400 estudantes com bolsa via esporte, estágio, monitoria e projetos culturais. A expectativa é de superar os 2 mil alunos com algum tipo de bolsa no fim do ano.

Além das bolsas há, ainda, o CrediIFURB, programa de financiamento custeado pela própria FURB, que tem editais de seleção acontecendo semestralmente, com seleções realizadas a partir da análise socioeconômica do grupo familiar do estudante.

Os estudantes selecionados garantem financiamento de até 50% do valor da mensalidade até o final do curso e o valor financiado pode ser pago após a formação, sem juros. Atualmente, são 380 contratos ativos dentro do CrediIFURB e, desde a criação do programa, em 2018, já foram investidos mais de R$ 9,9 milhões dentro do programa de financiamento.

Bolsas de estudo de diversas modalidades e financiamento próprio são algumas das ferramentas utilizadas por uma universidade que preza a formação de qualidade e o acesso ao ensino superior voltado ao desenvolvimento pessoal, profissional, social e econômico. Para conhecer todas as modalidades disponíveis e como utilizá-las, basta visitar o site da FURB, uma universidade regional e acessível.

+

57 Anos – FURB

Loading...