Canais do Educa SC estreiam na TV aberta com aulas para Ensino Fundamental e Médio

Projeto em parceria com Grupo ND iniciou a programação nesta segunda-feira (16); conteúdos ficarão disponíveis em portal exclusivo

A educação de Santa Catarina deu um grande passo para a inovação e se aproxima ainda mais dos estudantes. Já está no ar o Educa SC, mais novo projeto da SED (Secretaria de Estado da Educação) que contou com apoio técnico e estrutural do Grupo ND.

Projeto Educa SC foi lançado nesta segunda-feira (16) – Foto: Bruna Stroisch/NDProjeto Educa SC foi lançado nesta segunda-feira (16) – Foto: Bruna Stroisch/ND

Dois canais, que incluem aulas e outros conteúdos pedagógicos na TV aberta, iniciaram a transmissão para a comunidade escolar catarinense na manhã desta segunda-feira (16). A abertura da programação foi feita às 7h15, com uma breve apresentação do canal e acolhimento dos alunos e professores, seguida pelo primeiro bloco de aulas, dividido por cada série.

Enquanto o canal .2 transmite aulas para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, o canal .3 exibe conteúdos voltados aos alunos do 8º do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Complemento escolar

O Educa SC oferece videoaulas durante todos os dias da semana, para todas as séries, além de conteúdos educativos e informativos. A iniciativa busca servir como reforço e complemento escolar a partir do uso de uma nova ferramenta.

Para o secretario de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, o reposicionamento da educação catarinense passa pelo uso das tecnologias e pela democratização do ensino.

“Diante de um contexto de pandemia, entendemos ser muito importante fazer a entrega de um novo produto. E esse produto é o acesso ao conhecimento de maneira fácil, democrática e gratuita. O Educa SC veio para que possamos respirar educação 24 horas por dia”, afirmou o secretário.

O secretário-adjunto da SED, Vitor Balthazar, avalia que o Educa SC é um projeto inovador que vai levar a educação para dentro da casa do estudante.

“Hoje ajustamos os regramentos para a aula presencial, oferecemos a plataforma e ainda as videoaulas pela tv. Isso mostra que estamos correndo atrás e dando oportunidade para dirimir os prejuízos causados pela pandemia”, afirmou.

Parceria com Amazonas

O Educa SC pôde ser colocado em prática através de uma parceria entre governo de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

De acordo com Luiz Alessandro da Silva, coordenador de Tecnologias da SED, a proposta de fornecer um material de apoio pedagógico aos professores começou a ser discutida há cerca de três meses.

Todo o material transmitido nos canais do Educa SC foi cedido gratuitamente pelo governo do Amazonas por meio de um termo de cooperação entre os dois estados.

“O Amazonas tem mais de 12 anos de experiência com aulas pela tv aberta, por uma questão geográfica. O material é todo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular e, inclusive, outros estados também aderiram ao formato”, explica o coordenador de Tecnologias.

Programação em portal exclusivo

Um portal exclusivo foi criado pela equipe de desenvolvimento da parte digital do Grupo ND, que não mediu esforços para atender as necessidades e expectativas da secretaria.

O portal do Educa SC, além de divulgar notícias das escolas, também oferece espaço para quiz educativo, sala de aula virtual para interação entre professor e aluno e possibilidade de o estudante confirmar presença enquanto assiste aula na TV.

“O conteúdo vai circular de modo democrático. Vai chegar à casa de todos os estudantes. A comunidade escolar pode acessar com antecedência para saber o que será veiculado e como incorporar às aulas e ao planejamento diários das atividades docentes. Tudo será monitorado e incorporado ao dia a dia da escola”, apontou Maria Tereza Cobra, diretora de Ensino.

Segundo ela, as videoaulas transmitidas pelo Educa SC não irão substituir o papel fundamental do professor na aprendizagem.

“O professor da rede continua sendo o grande planejador e desenvolvedor das aulas. Os estudantes, que estão mobilizados para o retorno presencial, continuarão com as atividades escolares. O Educa SC é uma nova oportunidade para complementar e apoiar o Ensino”, esclarece a diretora.

Grupo ND coloca projeto no ar

A bandeira da educação faz parte da história do Grupo ND. São mais de 30 anos de presença em Santa Catarina, com diversos projetos que colocam em destaque e divulgam a educação pública oferecida no Estado.

O Educa SC só se tornou possível pela competência, dedicação e o comprometimento de mais de 30 profissionais que atuam nos bastidores do projeto, nas mais diversas áreas.

“A televisão é um meio que está em todas as casas. Quando veio a pandemia os comportamentos mudaram e vieram situações adversas. Não tenho dúvida que esse projeto vai complementar a educação de Santa Catarina, que já é referência no Brasil. Estamos muito felizes de fazer parte desse projeto que é tão significativo e valioso para o futuro da Educação. É gratificante e desafiador. Vamos nos empenhar ao máximo”, afirmou o presidente do Grupo ND, Marcelo Corrêa Petrelli.

Da esquerda para a direita: coordenador de Tecnologias Luiz Alessandro da Silva; diretora de Ensino Maria Tereza Cobra; secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro; presidente do Grupo ND, Marcelo Corrêa Petrelli; secretário-adjunto, Vitor Balthazar – Foto: Bruna Stroisch/NDDa esquerda para a direita: coordenador de Tecnologias Luiz Alessandro da Silva; diretora de Ensino Maria Tereza Cobra; secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro; presidente do Grupo ND, Marcelo Corrêa Petrelli; secretário-adjunto, Vitor Balthazar – Foto: Bruna Stroisch/ND

Nos próximos cinco meses, alunos e professores contarão com apoio diário das videoaulas e cobertura do que acontece na educação catarinense com notícias que valorizam o trabalho de sala de aula. Em tempo recorde, a equipe técnica do Grupo ND conseguiu ativar mais de 100 equipamentos de transmissão para que o sinal chegue na casa de todos os catarinenses.

Em um dos estúdios, foi construído um cenário moderno para que professores e profissionais da secretaria de Estado da Educação possam usar o espaço para fazer gravações, entrevistas e produzir conteúdos de qualidade.

Editores de vídeo foram mobilizados para montagem das videoaulas na programação dos novos canais e criação de vinhetas comerciais para divulgar na programação e engajar a comunidade escolar.

Programação

Neste primeiro dia, os alunos do Ensino Fundamental receberam conteúdos de Língua Portuguesa, enquanto os estudantes do Ensino Médio tiveram aulas de Geografia. Para ter acesso aos conteúdos e horários das aulas de toda a semana, os professores, pais e alunos podem baixar a grade de programação completa no portal on-line do Educa SC.

As aulas específicas de cada ano escolar têm duração de 20 a 30 minutos e são exibidas em sequência. Os conteúdos inéditos são transmitidos durante as manhãs e são reprisados às tardes, noites e finais de semana. As videoaulas também ficam disponíveis no site do Educa SC no dia seguinte às transmissões.

Para confirmar que assistiu à aula, o aluno precisa ‘marcar presença’ apontando a câmera do celular para um QR Code que aparecerá na tela da TV no início, meio e fim de cada aula.

O código direciona o aluno para uma página do portal Educa SC onde ele deve digitar sua cidade, escola, matrícula e o código de validação que aparece na tela. Cada aula terá o próprio código, por isso os alunos devem anotá-lo para confirmar presença.

Para acessar os conteúdos do Educa SC, sintonize a televisão nos seguintes canais, por região:

Lista de canais do Educa SC – Foto: Divulgação/NDLista de canais do Educa SC – Foto: Divulgação/ND

Quem tem TV a cabo terá de entrar em contato com a operadora para saber como será possível o acesso.

+

Educação

Loading...